Depois de ter revelado os primeiros “teasers” do novo Audi RS 5, a marca dos quatro anéis não perdeu tempo e apresentou esta quinta-feira, o primeiro modelo RS dotado de um sistema híbrido plug‑in (PHEV) de alto desempenho.
A marca de Ingolstadt descreve o modelo como um automóvel capaz de combinar “genuínos genes RS” com tecnologia híbrida sofisticada, oferecendo comportamento exemplar tanto em condução desportiva como em utilização quotidiana.

Pela primeira vez, a Audi Sport combina o motor V6 2.9 biturbo — agora com 510 cv — com um motor elétrico de 177 cv, o que resulta numa potência combinada 639 cv) distribuída através de uma transmissão automática de oito velocidades e do novo sistema quattro com Controlo Dinâmico de Binário, que estreia a vectorização eletromecânica no eixo traseiro.
O motor elétrico é alimentado por uma bateria de 25,9 kWh que permite ao RS 5 percorrer até 84 km em modo 100% elétrico (WLTP). A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz‑se em 3,6 segundos, e com o Pacote Audi Sport a velocidade máxima sobe para 285 km/h.
O diferencial central autoblocante gere a distribuição longitudinal do binário, enquanto um novo diferencial traseiro distribui o binário entre as rodas, garantindo maior precisão e agilidade. Segundo a marca, o resultado é “uma experiência de condução excecionalmente ágil, confiante e sem esforço”.
O novo RS 5 apresenta uma carroçaria cerca de nove centímetros mais larga que o A5 convencional, com arcos de roda pronunciados e uma postura mais musculada. A dianteira é dominada pela grelha Singleframe tridimensional com padrão em favo de mel, enquanto a traseira recebe um difusor aerodinâmico e ponteiras ovais do sistema de escape RS. Nota ainda para os faróis Matrix LED escurecidos incluem uma assinatura luminosa digital inspirada numa bandeira quadriculada.
A Audi destaca a suspensão desportiva RS com amortecedores de duas válvulas, direção específica RS, jantes de 20 ou 21 polegadas e sistemas de travagem em aço ou cerâmica. A tecnologia de duas válvulas permite uma condução simultaneamente confortável e extremamente desportiva, reduzindo movimentos de rolamento e inclinação da carroçaria.
Mais digital e orientado para a performance
A função Audi driving experience, agora de série, permite analisar percursos e tempos de volta através do ecrã tátil MMI de 14,5 polegadas. No modo RS torque rear, o sistema apresenta ainda dados como o ângulo de derrapagem.
O novo Audi RS 5 será produzido em Neckarsulm e estará disponível para encomenda na Europa durante o primeiro trimestre de 2026, com lançamento previsto para o verão.






















