As versões híbridas plug-in Audi Q5 SUV e-hybrid quattro e Audi Q5 Sportback e-hybrid quattro passam a estar disponíveis no catálogo da gama da marca.
Com uma potência máxima de até 270 kW e uma autonomia elétrica para até 100 quilómetros (apenas com uma carga completa da bateria), os modelos híbridos plug-in combinam uma experiência de condução desportiva e confortável com uma mistura equilibrada entre performance e eficiência.
Leia também: Audi e-tron GT quattro tem nova versão de acesso com mais autonomia
Os novos Audi Q5 SUV e-hybrid quattro e Audi Q5 Sportback e-hybrid quattro estão disponíveis nos dois níveis de potência: 220 kW (300 CV) e 270 kW (367 CV). São propulsionados por um motor 2.0 TFSI com uma potência de 185 kW (250 CV) e um motor elétrico. Na versão de 270 kW, o SUV e o Sportback aceleram dos 0 aos 100 km/h em 5,1 segundos. A versão de 220 kW fazem o sprint de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos.
Todas as variantes atingem uma velocidade máxima de 250 km/h. A transmissão automática de dupla embraiagem eletrificada, em conjunto com a tração integral quattro ultra, assegura uma experiência de condução desportiva, mas confortável.
Uma novidade é a bateria de alta voltagem, cujas células no Q5 e-hybrid estão dispostas em dois níveis, um sobre o outro. A Audi aumentou a capacidade da bateria para 25,9 kWh (20,7 kWh úteis), aproximadamente 45% superior à do modelo anterior. A potência máxima de carregamento em corrente alternada é de 11 kW. Se a bateria estiver completamente descarregada, são necessárias 2,5 horas para a carregar até 100%.
Estão disponíveis dois modos de funcionamento: “EV” e “híbrido”. No modo EV, o SUV e o Sportback funcionam exclusivamente com energia elétrica. Ao conduzir em modo híbrido, o sistema eletrónico da gestão híbrida mantém um nível de carga específico conforme necessário, de forma a conservar energia elétrica suficiente para uma posterior utilização.
Além do modo híbrido automático, o nível de carga desejado pode agora ser selecionado individualmente pela primeira vez através de um controlo deslizante digital.