Audi A8 comemora 30 anos de carreira - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Audi A8 comemora 30 anos de carreira

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
07/10/2024
in Atualidade, Destaques
A A
Audi A8 comemora 30 anos de carreira

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Com o primeiro Audi A8, apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 1994, a marca alemã conseguiu ascender ao segmento de luxo. O sedan, construído em Neckarsulm, baseou-se no conceito Audi Space Frame com uma carroçaria totalmente em alumínio como o seu destaque técnico.

De onde vieram os sedans representativos do fabricante? Do Audi V8 de 1988, um modelo que, embora tecnicamente independente, parecia simplesmente um Audi 200 “ligeiramente melhor” para o público. Por isso, era claro para Ferdinand Piëch que o novo A8 tinha de cumprir novos padrões de qualidade.

Esta nova era começou com a apresentação do protótipo ASF Concept (Audi Space Frame) no Salão Automóvel de Tóquio, no outono de 1993. Para além da carroçaria especial, um motor V8 TDI de 3,4 litros estava escondido sob o capô. E nessa altura, porque não dizê-lo, um motor diesel era bastante invulgar nas berlinas de luxo.

Esse protótipo de quase produção do primeiro A8 ostentava uma carroçaria de alumínio polido sem pintura para acentuar a leveza do carro. E o A8 final também era leve. De facto, a carroçaria de alumínio do carro de produção lançado em 1994 pesava apenas 249 kg.
Com o motor básico de 2,8 litros a gasolina, este automóvel de 5 metros pesava apenas 1.460 kg (sem extras, claro). E, claro, aqueles que optaram pelos motores maiores e pelas versões mais equipadas aproximaram-se da marca das duas toneladas.
A Audi oferecia uma infinidade de opções, como os chamados “office packs” com um frigorífico portátil, leitor VHS com monitor, mesa dobrável e cortinas elétricas.

Related Post

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025
Renault e Nissan reajustam a sua aliança

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

15/06/2025

Em 1997, a Audi teve a ideia de desenvolver uma versão coupé do A8. O projeto foi levado a cabo com a empresa IVM Automotive, sediada em Munique.
Construíram um modelo de quase produção em Ming Blue Pearl, que foi apresentado no Salão Automóvel de Genebra. No entanto, não foi para a frente – sobretudo devido ao receio de que acabasse como um novo BMW Série 8: um carro bonito, mas com poucas vendas.
Regressando ao A8 “convencional”, Gerhard Schröder, que se tornou Chanceler alemão em 1998, escolheu o A8 como seu carro oficial, quebrando a tradição dos seus antecessores, que tinham optado pelo Mercedes-Benz Classe S.

Em 1999, a dianteira do A8 foi ligeiramente revista, com novos faróis maiores e mais claros, uma grelha revista e um avental dianteiro mais baixo com faróis de nevoeiro de série. No interior, os bancos receberam um novo design de costura horizontal.
Além disso, o modelo V8 de 3,7 litros com tração dianteira foi abandonado, enquanto o V6 de 2,8 litros e o 4,2 quattro com distância entre eixos longa e curta foram mantidos. Em 2000, a gama norte-americana do A8 foi alargada com o A8 L.

Em 2001, a Audi introduziu o seu novo motor W12, uma unidade compacta de 6,0 litros com 420 CV e um binário máximo de 550 Nm entre as 3.500 e as 4.750 rpm, desenvolvido através da fusão de dois motores VR6 na cambota. Associado à tração integral quattro e a uma caixa automática de cinco velocidades, acelerava dos 0 aos 100 km/h em 5,6 segundos.

Rapidamente se tornou disponível no A8, mas apenas para clientes europeus e asiáticos. Em 2002, o A8 L vinha equipado de série com faróis de xénon e um volante aquecido. Foi também adicionado um sistema de controlo da pressão dos pneus (TPMS), um sistema estéreo Symphony II atualizado e novas cores exteriores.
Da mesma forma, todas as variantes do A8 foram equipadas com uma alavanca de abertura da bagageira para facilitar a saída no caso de uma pessoa ficar presa no interior.

Apenas 750 exemplares do D2 W12 foram produzidos entre o seu lançamento e a sua retirada em 2003, 650 segundo outras fontes. Um modelo que era o topo de gama e que custava o equivalente a mais de 100.000 euros atualmente.
Finalmente, isto é o que a Audi disse sobre o carro em 1995: “O Audi A8 estará um dia entre os carros que fizeram história”. E sim, isso aconteceu. A produção desta geração terminou a 4 de agosto de 2002, com a unidade número 105.092, e com um lugar reservado na história da marca.

Tags: Audi A8Audi Space Frame
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda
Atualidade

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Xiaomi
Atualidade

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono
Atualidade

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Next Post
Michael Jordan oferece a si próprio um Pininfarina Battista exclusivo

Michael Jordan oferece a si próprio um Pininfarina Battista exclusivo

Lotus Emira Turbo SE traz motor de quatro cilindros da AMG

Lotus Emira Turbo SE traz motor de quatro cilindros da AMG

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025
Renault e Nissan reajustam a sua aliança

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

15/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version