Assim evoluiu o símbolo da Peugeot ao longo da história - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Assim evoluiu o símbolo da Peugeot ao longo da história

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
03/05/2021
in Atualidade, Destaques
A A
Assim evoluiu o símbolo da Peugeot ao longo da história

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Registado em meados do século XIX, o leão que define a Peugeot converteu-se num autêntico ícone. Aqui pode ficar a conhecer a evolução do símbolo da marca francesa ao longo dos anos.

No ano de 1858 Émile Peugeot, a figura a que agora chamaríamos CEO, era o responsável da próspera empresa de ferramentas Peugeot e registou o símbolo do leão, desconhecendo de que o dito animal acabaría por se converter num ícone mundial. Oito anos antes, o símbolo já havia aparecido nas serras da marca como metáfora da sua resistência, flexibilidade, agilidade e rapidez no corte. Foi esculpido por Justin Blazer.

Na sua primeira aparição pública, o leão aparece sobre um flecha que olha para a esquerda, convidando a um movimento da serra nessa direção. Pouco a pouco acaba por surgir em outros produtos representativos da marca como os moinhos de café e especiarias (1881), nas bicicletas (1882) e nas motos (1898).

Só em 1889 surgiu na secção dianteira de um automóvel. Tratava-se do Serpollet-Peugeot. Mas, para o ver espelhado na grelha dos modelos Peugeot seria preciso esperar até aos primeiros anos do século XX, mais concretamente 1905.

Related Post

Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025
Renault e Nissan reajustam a sua aliança

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025

Evolução dimensional

Em 1923, os escultores Marx e Baudichon deram um passo no sentido da marca francesa. De acordo com os padrões artísticos da época, o leão passaria a ser tridimensional e funcionaria como tampão para o radiador de todos os veículos da marca francesa com duas variantes: o leão a saltar ou a rugir. Este último design acabaria por triunfar na década de 30 em modelos míticos como os 301, 401, 402 e 601.
Um leão erguido
Em 1948, com o lançamento do seu primeiro modelo do pós-guerra, o Peugeot 203, o animal feticha da marca ganhava um estilo aristocrático, imitando um leão rampante, o mesmo animal que figura em alguns brasões franceses. Apoiado sobre as patas traseiras, reforçou sua presença na grelha e, pela primeira vez, no volante até aos anos 60.
Com o início da década prodigiosa, a Pininfarina começaria uma frutífera colaboração com a marca no modelo 404, no qual assume protagonismo uma nova visão do animal, rugindo e com a juba ao vento, tudo num elegante tom dourado.
De certo modo, um antecessor do atual logótipo da marca que se manteria ativo até aos anos 70, ano em que se regressou ao leão rampante e a uma estética cada vez mais minimalista, até chegarmos ao que ficou conhecido como leão de fio, uma figura delineada e que desde 1975 marcou presença na grelha de modelos com os quais fomos crescendo, como o Peugeot 604, o 306 e, sobretudo, o 205.

Intemporal

Seguem-se revisões ao emblema em 1998 e 2021 que se foram tornando mais redondos, limpando as suas linhas, criando formas e texturas com relevés metálicos que conferem maior firmeza e solidez.
A sua utilização amplia-se: surge sobre o capô ou no centro da grelha, criando formas. Com o ínício da nova era da eletrificação da gama, o Leão tornou-se dicroico nas versões elétricas e híbridas plug-in, ou seja, mudava de cor de acordo com a incidência da luz.

Nova imagem

Mas foi em 2021 que a marca de automóveis mais antiga do mundo reafirmou a sua personalidade e o seu caráter, com uma nova interpretação do seu animal mítico: um escudo adornado com uma magnífica cabeça de leão. Desenhado pelo Peugeot Design Lab que fez uma pequena homenagem ao símbolo da marca durante a década de 1960. Um logo que expressa o que a marca fez no passado, o que faz no presenta e o que fará no futuro. Sinónimo de prestígio, segurança e permanência, representa com orgulho os valores da Peugeot.

Tags: EmblemaPeugeot
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Xiaomi
Atualidade

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono
Atualidade

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Renault e Nissan reajustam a sua aliança
Atualidade

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

by Vitor Mendes
15/06/2025
Next Post
Audi mostra seis R8 LMS GT2s com cores especiais

Audi mostra seis R8 LMS GT2s com cores especiais

Conheça a conectividade entre o novo Classe S e a Mercedes me App

Conheça a conectividade entre o novo Classe S e a Mercedes me App

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025
Renault e Nissan reajustam a sua aliança

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version