Assim corre o buggy elétrico que pretende dominar as próximas edições do Dakar - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Assim corre o buggy elétrico que pretende dominar as próximas edições do Dakar

Henrique Lopes by Henrique Lopes
24/06/2024
in Destaques, Videos
A A

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

O Odyssey, assim se chama o buggy elétrico, estreou na derradeira etapa do último Dakar.

Se a Fórmula 1 já tem a sua equivalente elétrica com a Fórmula E, a próxima competição a dar o passo para a eletrificação será a dos raids ou ralis de todo-o-terreno, onde o Dakar é a prova rainha. A Extreme-E, como é denominada esta competição que irá arrancar em 2021, estreou um veículo de competição na última etapa do Dakar com o norte-americano Ken Block ao volante e, visto por dentro, o veículo promete dar muito espetáculo, embora custe vê-lo sem ouvir qualquer barulho.

A eletricidade já é uma realidade

Não foram poucas as competições que recorreram à hibridização (Mundial de Resistência, Fórmula 1 e, também o Mundial de Ralis) ou que tenham passado diretamente para os veículos elétricos.
A próxima categoria a dar o passo será a de todo-o-terreno com uma competição organizada pelo espanhol Alejandro Agag, o mesmo que colocou em marcha a Fórmula E, que tantas marcas e patrocinadores atraiu nos últimos anos. O seu nível de rendimento e autonomia é cada vez maior ano após ano e, apesar de ainda estar distante da Fórmula 1 em termos de prestações já conseguiu atrair marcas como a Jaguar, Porsche (trocou o WEC pela Fórmula E), DS, Nissan, Audi, Venturi, BMW, Mahindra e Mercedes-Benz (que também trocou o DTM pela Fórmula E).

Competição mundial

Este levou à procura de novas competições ao mesmo tempo que surgem os alertas sobre os perigos das alterações climáticas. Assim, foi criado um calendário de uma competição com provas em lugares recônditos que já mostra a evolução do seu ecossistema por causa das alterações climáticas. O primeiro calendário, já oficial, é constituído por cinco provas que serão disputadas no Senegal (Lago Rosa), Arábia Saudita (como o Dakar), Nepal, Gronelândia e Brasil (perto do Amazonas).
Não será um trabalho fácil e a organização já trabalha nas etapas que se espera que sejam apelativas para o público, patrocinadores e televisões. Neste momento ainda nenhuma marca confirmou a sua participação a nível oficial, mas há quatro equipas que se mostraram interessadas. O carro já está quase preparado, faltando apenas alguns ajustes e trabalho de desenvolvimento.

Related Post

Renault e Nissan reajustam a sua aliança

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025

Trabalho bem feito

Isto foi o que quiseram demonstrar na última etapa do passado Dakar. A organização disputou uma última etapa espetáculo, denominada Quiddiya Grand Prix, onde os veículos realizaram um percurso de 13 quilómetros na despedida da prova. A etapa devia ser concluída, mas não contou para a classificação final.
Foi aqui que estreou o Odyssey, que é assim como se denomina este buggy elétrico, um veículo de tração traseira e com qualidades similares às do Mini que levou Carlos Sainz até à vitória no último Dakar.

A potência é transmitida ao eixo traseiro, graças a um motor elétrico de 545 cv e um um binário máximo de 920 Nm desde o arranque, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,5 segundos, apesar dos seus 1650 kg de peso. Não foi avançada a autonomia, mas não espera que seja demasiada, pois entende-se que as provas sejam de velocidade de velocidade e orientação com percursos de várias dezenas quilómetros entre os abastecimentos.
Para a primeira temporada são esperadas pelo menos dez equipas com um carro cada e segundo referem algumas informações já haveria quatro equipas interessadas.

Henrique Lopes

Henrique Lopes

Related Posts

Renault e Nissan reajustam a sua aliança
Atualidade

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

by Vitor Mendes
15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto
Atualidade

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?
Atualidade

O que muda no BMW XM para 2025?

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Next Post
Nova geração da Audi A6 Allroad já tem preços para Portugal

Nova geração da Audi A6 Allroad já tem preços para Portugal

58% dos portugueses recorrem ao car sharing para poupar dinheiro

58% dos portugueses recorrem ao car sharing para poupar dinheiro

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Renault e Nissan reajustam a sua aliança

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version