O CarPlay da Apple, juntamente com o seu equivalente Android Auto, tem-nos ajudado a utilizar os nossos smartphones com mais segurança em movimento desde 2014.
Mas o sistema original era limitado em termos de alcance e não correspondia aos outros ecrãs e gráficos fornecidos pelos próprios fabricantes de automóveis. Entra em cena o CarPlay Ultra, um sistema de segunda geração muito mais sofisticado, mas que, para já, apenas os clientes da Aston Martin na América do Norte podem desfrutar.
O CarPlay Ultra, que foi revelado em 2022, mas só agora chegou aos carros de produção, será lançado em breve em muitas outras marcas, incluindo Ford, Porsche, Volvo, Kia e Hyundai, e em outros países. Mas ele faz a sua estreia na linha de SUVs e carros desportivos da Aston exclusivamente nos EUA e no Canadá.
Isso é um pequeno golpe de mestre para uma marca que durante anos nem sequer tinha ecrãs táteis nos seus carros porque o fornecedor Mercedes não lhe vendia o equipamento mais recente que utilizava nos seus próprios veículos, que custava menos de metade do preço. Os proprietários dos modelos da Aston que utilizam o mais recente sistema de infoentretenimento da empresa poderão adicionar o Ultra aos seus carros através de uma atualização de software.
Leia também: Nova tecnologia Ford Pro quer poupar segundos decisivos em cada paragem
Então, o que há de tão bom no CarPlay Ultra? Uma grande novidade é o facto de poder aparecer em vários ecrãs do carro, incluindo o painel de instrumentos digital.
Os condutores podem selecionar as apps a serem exibidas no ecrã do painel, escolher entre uma variedade de layouts e cores e, de um modo geral, personalizar a sua experiência de uma forma que não é possível nas configurações existentes criadas pelos fabricantes de automóveis.
Mas o verdadeiro avanço está no facto de o CarPlay já não ser uma entidade separada, mas sim totalmente integrado nos sistemas do carro e poder ser utilizado para operar funções como o controlo da climatização, seja através dos familiares controlos digitais da Apple ou utilizando o assistente de voz Siri da empresa tecnológica.
Naturalmente, a apresentação visual do CarPlay Ultra e a lista exata de funcionalidades que pode controlar variam de marca para marca. A Mercedes, por exemplo, recusa-se a deixar o Ultra assumir o controlo de todos os ecrãs dos seus carros.
E a Aston salienta que o DBX S ainda mantém teclas físicas para interruptores de uso frequente que controlam os amortecedores adaptativos, o sistema de escape ativo, os sensores de estacionamento, o assistente de faixa e muito mais.