André Citroën deixa legado de história e automoção - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


André Citroën deixa legado de história e automoção

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
09/02/2022
in Atualidade, Destaques
A A
André Citroën deixa legado de história e automoção

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

André-Gustave Citroën nasceu em Paris a 5 de fevereiro de 1878, tendo sido o fundador da marca que ostenta o seu nome. Com uma personalidade extraordinária teve uma influência radical na indústria automóvel, ao antecipar alguns aspetos inovadores, como por exemplo a produção em grande escala.

A origem do nome da família tem um percurso bastante curioso. O pai, Levie Citroën, era um comerciante de pedras preciosas, filho de Barend, um ourives, também ele filho de um vendedor de fruta holandês chamado Roelof, este sem apelido. Mas, em 1811, Napoleão I ordenou a realização de um censo, obrigando todos os que não tinham apelido a receberem um. Foi aí, então, que Roelof, devido à sua profissão, passou a chamar-se Limoenmann, literalmente o ‘homem dos limões’.

Mais tarde, Barend, por casamento com Netje Rooseboom, mudou o apelido de Limoenmann para Citroen, nome que, em holandês, se escreve sem trema. Depois, em 1870, o filho Levie mudou-se para Paris e decidiu dar uma conotação mais francesa, acrescentando um trema à letra ‘e’, daí o nome Citroën.

André-Gustave estudou na escola Politécnica de Paris, licenciou-se em engenharia e, numa viagem à Polónia em 1900, teve a oportunidade de visitar fábricas especializadas em mecânica de precisão, tendo descoberto numa delas um novo tipo de engrenagem, com dentes diagonais para multiplicar ou reduzir a força e o movimento da maquinaria pesada.

Related Post

CEO da Mercedes teme que a indústria automóvel europeia colapse

CEO da Mercedes teme que a indústria automóvel europeia colapse

12/08/2025
GP1 é um superdesportivo analógico italiano produzido no Reino Unido

GP1 é um superdesportivo analógico italiano produzido no Reino Unido

12/08/2025
BYD prepara hipercarro elétrico com… mais de 3000 CV

BYD prepara hipercarro elétrico com… mais de 3000 CV

12/08/2025
Estudo independente diz que BYD Atto3 percorre menos 111 km do que a autonomia anunciada

Estudo independente diz que BYD Atto3 percorre menos 111 km do que a autonomia anunciada

12/08/2025

Decidiu comprar a patente e desenvolvê-la à escala mundial, apercebendo-se que o futuro estava na produção industrial, tendo apostado na siderurgia e em materiais de construção para estaleiros navais, assim como nas tais engrenagens de dupla hélice, em forma de V, hoje o famoso símbolo do “double chevron”.
Mais tarde, em 1908, tomou conta da empresa de automóveis dos irmãos Mors, pondo em prática novas ideias sobre montagem e produção industrial, ligadas aos princípios do Taylorismo. Deste modo, a empresa passou de uma produção artesanal para uma capacidade de fabrico de 646 unidades por mês.

Em 1919, no cais de Javel, em Paris, já na fábrica de automóveis André Citroën, foi concebido o Type A 10 HP, um automóvel construído em grande escala, mais fácil de reparar, mais económico e acessível. O Type A foi o primeiro automóvel europeu construído em série e o primeiro modelo francês com condução à esquerda. Com capota, roda suplente, faróis e equipamento elétrico, custava 7.950 francos (à época um preço baixo…), tendo um motor de 4 cilindros com 1327 cc e atingindo a velocidade máxima de 65 km/h. Em 1919 foram produzidos 2.810 Type A (berlina e furgão) e, em 1925, a produção anual atingiu um volume de 61.487 unidades.

Com um espírito visionário André Citroën afirmou: “eu queria que conseguíssemos criar sorrisos em Javel, em todo o lado, em todos os departamentos, em todos os elos da cadeia (…). Essencial no nosso século, esta cadeia não pode ser quebrada, mas temos o dever de a romper com base em sorrisos”.

Tags: André Citroën
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

CEO da Mercedes teme que a indústria automóvel europeia colapse
Atualidade

CEO da Mercedes teme que a indústria automóvel europeia colapse

by Ricardo Carvalho
12/08/2025
GP1 é um superdesportivo analógico italiano produzido no Reino Unido
Atualidade

GP1 é um superdesportivo analógico italiano produzido no Reino Unido

by Ricardo Carvalho
12/08/2025
BYD prepara hipercarro elétrico com… mais de 3000 CV
Atualidade

BYD prepara hipercarro elétrico com… mais de 3000 CV

by Ricardo Carvalho
12/08/2025
Next Post
Rolls-Royce anuncia novo Spirit of Ecstasy

Rolls-Royce anuncia novo Spirit of Ecstasy

Ford leva nova Ranger Raptor ao limite e anuncia data de apresentação

Ford leva nova Ranger Raptor ao limite e anuncia data de apresentação

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
CEO da Mercedes teme que a indústria automóvel europeia colapse

CEO da Mercedes teme que a indústria automóvel europeia colapse

12/08/2025
GP1 é um superdesportivo analógico italiano produzido no Reino Unido

GP1 é um superdesportivo analógico italiano produzido no Reino Unido

12/08/2025
BYD prepara hipercarro elétrico com… mais de 3000 CV

BYD prepara hipercarro elétrico com… mais de 3000 CV

12/08/2025
Estudo independente diz que BYD Atto3 percorre menos 111 km do que a autonomia anunciada

Estudo independente diz que BYD Atto3 percorre menos 111 km do que a autonomia anunciada

12/08/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version