Quando a Volvo divulgou o novo XC70 no início do mês, soubemos que não seria uma carrinha. E, como seria de esperar, as imagens finais do modelo ressuscitado confirmam a sua transição para um SUV.
Não ficamos nem um pouco surpreendidos. Antes da sua estreia oficial, o veículo apareceu antecipadamente no site do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China. As especificações técnicas também estão disponíveis, então vamos dar uma olhada no que sabemos.
Leia também: Volvo EX30 ganha versão mais barata para Portugal
Com 4815 milímetros de comprimento, encaixa-se previsivelmente entre o XC60 e o XC90. Quando equipado com a bateria maior de lítio-níquel-manganês-cobalto (NMC) de 39,63 kWh, o XC70 pesa 2.275 quilogramas. Opte pela versão básica com bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP) de 21,22 kWh da CATL, e o veículo pesa 2110 kg, um peso mais razoável.
A Volvo afirma que o XC70 é o seu primeiro híbrido plug-in de longo alcance. A bateria atualizada oferece uma autonomia elétrica de 180 quilómetros, enquanto a versãpo base oferece 100 quilómetros com uma única carga. Embora esses números sejam razoáveis, vale a pena notar que são baseados no procedimento CLTC. Se a marca de propriedade da Geely decidir vender o modelo fora da China, os números WLTP e EPA serão significativamente mais baixos.
Equipado com um pequeno motor a gasolina turboalimentado de 1,5 litros que produz modestos 161 CV, o XC70 não vai exatamente acelerar o seu coração.
Como todos os Volvo, possui um limitador de velocidade eletrónico definido para ativar a 180 km/h. O documento do MIIT não inclui dados de desempenho, mas as expectativas devem ser modestas, dado o motor de quatro cilindros e o elevado peso bruto.
Dito isto, ainda não sabemos nada sobre o(s) motor(es) elétrico(s), por isso é melhor esperar pelo lançamento completo. Um emblema AWD é visível na porta traseira, sugerindo que pode não ser tão lento na arrancada como as especificações sugerem. O Lynk & Co 08, potencialmente relacionado mecanicamente, que combina um motor a gasolina de 1,5 litros com dois motores elétricos, vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos.
A marca sueca projetou o renascido XC70 com uma distância entre eixos generosa de 2895 mm. O design da carroçaria é mais genérico do que gostaríamos, embora as características estilísticas familiares da Volvo ainda sejam evidentes. A ausência de um limpa-vidros traseiro incomoda-nos, a menos que esteja escondido debaixo do spoiler do tejadilho. Os faróis divididos são um tema recorrente que não nos agrada particularmente. O site do MIIT lista tamanhos de jantes que variam entre 19 e 21 polegadas.