A Denza, marca premium da BYD, pode estar a preparar uma renovação do Z9 GT, que pode ganhar mais potência.
Segundo avança a imprensa chinesa, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT), revelou registos que apontam para atualizações do Denza Z9 GT ao nível do conjunto motopropulsor para as variantes totalmente elétricas e híbridas plug-in, incluindo a adição de uma versão elétrica com motor único e uma bateria maior para o modelo híbrido plug-in.
Desta forma, o Denza Z9 GT totalmente elétrico, com três motores, apresenta números de potência revistos em comparação com o modelo de produção atual. O motor dianteiro tem potência nominal de 230 quilowatts, enquanto os dois motores traseiros têm potência de 310 quilowatts cada, para uma potência total do sistema de 850 quilowatts, cerca de 1.140 cv, face à versão atual com 965 cv. Os dados do MIIT indicam ainda uma velocidade máxima de 270 km/h para a versão 100% elétrica.

Por seu lado, a variante híbrida plug-in é anunciado com um conjunto motopropulsor composto por um motor a combustão interna 2.0T e três motores elétricos. O motor a combustão tem uma potência nominal de 152 quilowatts, enquanto o motor dianteiro produz 200 quilowatts e cada motor traseiro produz 220 quilowatts, resultando numa potência combinada dos motores elétricos de 640 quilowatts. A variante híbrida é equipada com uma bateria de 63,82 quilowatts-hora.
Os registos revelam ainda que o Denza Z9 GT híbrido plug-in conta com uma autonomia elétrica pura de 301 km, segundo o ciclo WLTC.
Em matéria de design, as imagens reveladas não mostram grandes alterações, destacando-se a nova colocação sensor Lidar para o tejadilho. Além disso, nenhuma imagem do interior ou alteração surge nas especificações internas divulgadas nos documentos regulatórios.
Recorde-se que a Denza, marca criada pela BYD e pela Daimler (atualmente, Grupo Mercedes) em maio de 2010, e reestruturada no final de 2021, momento em que a participação dos alemães diminuiu para apenas 10%, vai chegar ao mercado europeu no segundo trimestre de 2026, apostando numa gama que integra o Z9 GT, shooting brake com 5,2 m de comprimento e versões elétricas e híbridas plug-in, e o furgão D9, que conta com o mesmo tipo de motorizações.
Leia também:


















