Espanha parece um paraíso para as marcas chinesas, principalmente as mais baratas.
Para os “nuestros hermanos” os carros funcionam como uma espécie de frigorífico, ou seja, são para utilizar e ninguém liga ao facto de terem ou não terem jantes em liga leve, pintura metalizada e por aí fora. O importante é que levem do ponta A ao ponto B de forma rápida e sem avariar.
Talvez por isso, no país vizinho sem vendam carros chineses como “pãezinhos quentes” e de todas as marcas com especial incidência para as mais baratas. Aqui ao lado vendem-se marcas como a BYD, a XPeng, a Voyah, a MG, mas depois são comercializadas outras marcas chinesas mais baratas, que nem sequer se sabe se chegam a Portugal.
Leia também: Conduz um Diesel? Talvez não possa entrar em toda a Espanha
Assim, em Espanha são comercializadas praticamente 20 marcas de automóveis chinesas: MG, Omoda, BYD, Lynk&Co, Jaecoo, DFSK, SWM, Leapmotor, XPeng, Yuodo, Dongfeng, Ebrom, Livan, Aiways, Voyah, Seres, Zhidou, BAIC, Hongqi e Maxus…
Em breve chegará uma outra marca do grupo Geely, que não pára a sua atividade frenética no país vizinho. Chama-se Lepas vai chegar ao mercado espanhol com três modelos, três SUV, com tecnologia SHS (híbrido plug-in) e elétrica.
Esta marca tem um caráter ainda mais acessível que a Omoda, contudo os produtos apresentam um aspeto até bastante luxuoso com o objetivo de proporcionar uma excelente experiência ao utilizador.
Esteticamente, os três SUVs da Lepas apresentam uma frente muito característica, formada por uma grande grelha e faróis estilizados, com uma assinatura luminosa que lembra um leopardo. O interior é em tudo idêntico ao que as marcas chinesas nos têm vindo a habituar.