Uma empresa alemã de tuning, a JP Performance GmbH, fez o impensável. Pegou num Corolla dos anos 90 e fundiu-o com um Toyota GR Yaris de última geração.
O modelo E110 do Corolla já venceu muitos ralis nos anos 90, mas na verdade nunca houve nenhum desportivo desta geração de série.
O projeto durou algum tempo e começou com a remoção da carroçaria do Corolla. foi instalado um pára-choques de maior relevo, uma asa traseira e guarda-lamas mais largos. A distância entre eixos de 2461 mm é mais curta que a do GR Yaris.
Contudo, toda a parte mecânica é proveniente de um GR Yaris, tal como o interior, que foi adaptado. Sob o capô encontramos o motor turboalimentado de 1,6 litros e três cilindros de série, que produz 305 CV (224 kW) e 400 Nm de binário. A potência é transmitida às quatro rodas através de uma caixa manual de seis velocidades e do sistema GR-Four AWD da Toyota, derivado do rally.
Esta potência corresponde mais ou menos, ao motor de 2,0 litros encontrada no Toyota Corolla WRC conduzido por Carlos Sainz e Didier Auriol nas temporadas de 1998 e 1999.
Leia também: Toyota e Honda já não são as marcas mais fiáveis…
O Yarolla receberá em breve um novo conjunto de jantes de liga leve da Compromotive e uma suspensão KW V4 Clubsport que reduzirá a distância ao solo. Além disso, o tuner planeia instalar um kit intercooler no motor, juntamente com um escape Milltek.
Curiosamente, a JP Performance está a tentar obter um certificado TUV para o modelo, que será classificado como único. Não ficou evidente se planeiam vendê-lo depois de o acabar.