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Quais são os PHEV com mais autonomia elétrica?

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
12/07/2025
in Atualidade, Destaques
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Quais são os PHEV com mais autonomia elétrica?

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Considerado como um ponto intermédio entre os automóveis a combustão e os elétricos, a mais recente geração de híbridos plug-in, também conhecidos como PHEV, melhorou consideravelmente o desempenho e a condução sem emissões, em alguns casos com uma autonomia próxima dos 150 km. Ganharam também potência de carregamento. Compilámos para si os melhores exemplares deste segmento.

Chegaram quase como uma tecnologia de transição entre os veículos de combustão e os veículos puramente elétricos. Contudo, as vendas de PHEV foram consideravelmente inferiores em 2024 face a 2023, isto na Europa, não ultrapassando as 951.840 unidades, menos 4% do que no ano anterior. Contudo, continuam a evoluir em termos tecnológicos. Oferecem cada vez mais autonomia elétrica, mais potência e maior poder de carregamento, mesmo em corrente contínua, dependendo do caso, o que era impensável há não muito tempo. São também, de um modo geral, mais económicos quando as baterias se esgotam e funcionam apenas com propulsão térmica, a grande vantagem destes carros para as pessoas que percorrem longas distâncias fora da cidade, onde o seu perfil sem emissões faz sentido, ou que não querem lidar com a ansiedade e o planeamento que os VE ainda implicam.
A nova fornada de PHEV é liderada pela Mercedes-Benz e pelas marcas do Grupo Volkswagen, com propostas que chegam quase aos 150 km sem combustível e com capacidade de carregamento em corrente contínua. Nestas páginas, apresentamos os veículos com maior autonomia elétrica em comercialização, do que oferece mais quilómetros, àquele que propõe menos, com modelos que vão desde os europeus, em maioria, aos chineses.

VOLKSWAGEN GOLF

É o PHEV com a maior autonomia elétrica do mercado, com 142 km certificados na versão e-Hybrid, que, aliás, debita 204 CV. O popular compacto alemão de 4,28 metros de comprimento também está disponível numa versão mais desportiva GTE: aumenta o desempenho para 272 CV e deixa a autonomia sem emissões em 131 km. Ambos os valores são possíveis graças à nova bateria bruta de 25,7 kWh (19,7 kWh úteis), que também pode ser carregada em tomadas de carregamento rápido DC até 40 kW. No entanto, a bagageira fica reduzida aos 273 litros e, no caso do Golf, a carroçaria Variant não contempla estas opções. Custa a partir de 40 965 euros na versão Life com 204 CV.

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VWAUDI A3 SPORTBACK

A última geração do compacto premium da marca dos quatro anéis, agora também com versão mais aventureira Allstreet, evoluiu em termos de design e digitalização. Oferece na gama uma dupla híbrida plug-in muito melhorada em termos elétricos. Por um lado, o motor a gasolina 1.5 TSI produz 150 ou 177 CV, consoante a versão, enquanto o motor elétrico produz 116 CV e aproveita a energia armazenada numa bateria de 25,7 kWh (19,7 kWh líquidos). A autonomia sem emissões corresponde à autonomia elétrica do VW Golf, ou seja, 142 km, na versão 40 TFSIe de 204 CV; a versão 45 TFSIe de 272 CV desce para 127 km. O 40 TFSIe também está disponível como Allstreet, mas a autonomia elétrica anunciada desce para os 139 km. Preços? A partir de 45 498 euros.

SEAT LEON E CUPRA LEON

Como era de esperar, o terceiro dos modelos compactos do Grupo Volkswagen fecha o pódio de PHEV com a maior autonomia elétrica. No entanto, é de salientar que este terceiro lugar vai para o SEAT Leon, que tanto na carroçaria de 5 portas como na carrinha Sportstourer, com 204 CV de potência, regista 133 km e 131 km, respetivamente. O equivalente do CUPRA desce para 131 km com a mesma potência, e 129 km na carrinha. O CUPRA é o único a oferecer a alternativa de 272 CV em ambas as carroçarias, com a qual podem percorrer 123 km no 5 portas e 122 km na carrinha. Esta última é a carroçaria mais versátil: oferece 470 litros de espaço para bagagens, em comparação com os 270 litros da berlina.

VOLKSWAGEN PASSAT VARIANT

Ao contrário do Golf, a nova geração do Passat só está disponível na versão carrinha. Mas esta declinação faz todo o sentido na versão PHEV, pois compensa a perda de espaço na bagageira que esta tecnologia obriga. Concretamente, a bagageira é de 510 litros, menos 180 litros que nas outras versões da carrinha Passat, mas ainda assim mais do que suficiente para caber tudo. Em termos de desempenho, oferece dois níveis de potência: 204 e 272 CV com a mesma bateria, de 25,7 kWh brutos, com a qual é possível anunciar uma autonomia elétrica de 133 km. Começa nos 50 751 euros.

ŠKODA SUPERB

A Škoda decidiu não seguir a estratégia da Volkswagen. Em primeiro lugar, porque o motor PHEV oferece a possibilidade de ser escolhido entre as carroçarias berlina e carrinha Combi, esta última ideal para os utilizadores que pretendem compensar a perda de espaço na bagageira causada pela bateria do sistema plug-in; oferece 510 litros, que são 486 litros na berlina Superb. Em segundo lugar, porque só há uma opção de potência: 204 CV. Em termos de autonomia, a berlina com acabamento Selection anuncia 128 km e a carrinha menos 2 km. A bateria é a mesma dos restantes modelos do Grupo alemão, com uma capacidade de 25,7 kWh e a possibilidade de ligação a tomadas de carregamento rápido de 50 kW. Preços a partir de 48 930 euros.

VOLKSWAGEN TIGUAN

A terceira geração deste SUV alemão cresceu para 4,54 metros de comprimento. Evoluiu significativamente em termos de digitalização e conetividade. A gama inclui um par de alternativas híbridas plug-in eHybrid. Tal como todos os outros modelos da Volkswagen, permitem escolher entre 204 CV e 272 CV (a diferença entre os dois reside na potência do motor a gasolina, respetivamente 150 e 177 CV), enquanto a bateria é sempre de 25,7 kWh para uma autonomia de 118 a 125 km sem emissões. De facto, é o SUV com maior autonomia, a par do BYD Seal U. Vai dos 49 551 euros aos 56 384 euros.

BYD SEAL U DM-I

O seu lançamento pode ser descrito como um sucesso: até agora é um dos SUV PHEV com maior procura, com números crescentes entre as 3 versões que oferece. Nesta lista, o nível Comfort, o único com uma bateria de grandes dimensões (26,6 kWh) que lhe permite anunciar 125 km. Os restantes packs de baterias de 18,3 kWh do Seal U UDM-i estão oficialmente classificados para fazer 80 km em modo elétrico. A versão de maior bateria, aquela que consideramos, debita 204 CV combinados e, para além da corrente alternada, permite carregamentos em corrente contínua até 18 kW. Começa nos 41 385 euros precisamente da versão Boost.

CUPRA FORMENTOR

O best-seller espanhol foi atualizado no ano passado e conta agora com uma estética mais agressiva e um interior de maior qualidade e altamente digital. A sua gama mecânica inclui motores PHEV eHybrid de 204 e 272 CV, apoiados por uma bateria de 25,7 kWh de capacidade bruta. Com uma autonomia elétrica de até 124 km (117 km para o mais potente), pode ser carregada mesmo em tomadas de corrente contínua até 50 kW em 26 minutos, de 0-80%. Disponível nas versões base, VZ e VZ Extreme, os preços começam nos 47 750 euros.

VOLKSWAGEN TAYRON

Deriva do Tiguan, mas acrescenta 25 cm de comprimento à carroçaria. Este facto aumenta a capacidade da bagageira em quase 300 litros ou permite uma terceira fila de bancos para um total de sete lugares, embora estes últimos não estejam disponíveis na dupla de PHEV. De qualquer forma, o Tayron plug-in é muito capaz, com nada menos que 705 litros de espaço na mala. Com 204 ou 272 CV, são alimentados por uma bateria de 25,7 kWh e têm uma autonomia elétrica de até 124 km. A partir de 51 136 euros.

ŠKODA KODIAQ

Equiparável ao Tayron, a segunda geração do Skoda Kodiaq foi lançada no final de 2024, com um interior ainda mais digital e uma gama mecânica eletrificada em que o iV significa PHEV. Tal como acontece com o Superb, a Škoda decidiu limitar a escolha da mecânica a 204 CV com uma bateria de 25,7 kWh; anuncia 123 km no modo elétrico e pode ser carregado em tomadas DC rápidas até 50 kW (26 minutos para ir de 0-80%). Note-se que, ao contrário dos outros Kodiak, este híbrido plug-in só pode ter configuração de 5 lugares e não de 7 em 3 filas. Quanto à bagageira, embora ligeiramente reduzida, comporta uns cavernosos 745 litros, uma capacidade líder. A partir de 48 227 euros.

MERCEDES-BENZ GLC/GLC COUPE

O SUV alemão de tamanho médio foi um dos primeiros a ultrapassar a barreira dos 100 km de autonomia elétrica, com entre 122 a 123 km, consoante a carroçaria SUV ou SUV Coupé. São autonomias muito consideráveis, obtidas a partir de uma bateria com 24,2 kWh de capacidade útil. Além disso, pode ser carregado em tomadas rápidas de corrente contínua até 60 kW. Existem duas versões plug-in: a gasolina, com 313 CV, e a gasóleo, o 300de, com 333 CV e 550 Nm. Tome nota: está a chegar um 400e com 381 CV e quase 130 km de autonomia EV. Para já, os preços começam em 73 650 euros para o 300e, 76 500 euros para o 300de.

RANGE ROVER E RANGE ROVER SPORT

Uma das grandes expressões do luxo britânico em formato SUV oferece uma dualidade de estilos de carroçaria: o Range Rover e o Range Rover Sport. Existe também uma dupla de alternativas mecânicas batizadas P460e e P560e com o desempenho de verdadeiros supercarros: 460 e 550 CV, ambos a partir de um motor 3.0 V6 a gasolina combinado com uma unidade de potência eléctrica de 218 CV. Esta última utiliza a energia armazenada numa bateria de 38,2 kWh de capacidade bruta (31,2 kWh líquida) para proporcionar uma autonomia de emissões zero de 116-118 km para o Range Rover e de 115-122 km para o Range Rover Sport. Podem ser carregadas em tomadas de corrente contínua de 50 kW (em 40 minutos ficam 80 por cento cheias). Em termos de preços, o Sport começa nos 109 442 euros e o Range Rover nos 154 881 euros.

RENAULT RAFALE

O SUV coupé francês estreou, no final do ano passado, esta versão E-TECH PHEV, a única da gama com tração integral (graças a um segundo motor elétrico), direção de série no eixo traseiro (sistema 4 Control) e uma potência combinada de 300 CV. É alimentado por um motor a gasolina 1.2 Turbo de três cilindros com 150 CV e três motores elétricos: um gerador de 34 CV e dois motores de 68 e 136 CV. O grupo motopropulsor é coroado com uma bateria de 22 kWh de capacidade bruta que, juntamente com um bom trabalho aerodinâmico, permite certificar uma autonomia sem emissões de 121 km. O carregamento rápido não é suportado e a potência máxima de corrente alternada CA é de 7,4 kW (3 horas à carga). O preço começa nos 53 800 euros.

Renault

CUPRA TERRAMAR

A sua arquitetura e tecnologia provêm do Volkswagen Tiguan, tem 4,57 metros de comprimento e é um dos SUV médios mais dinâmicos do mercado, também em PHEV, graças a uma afinação do chassis muito centrada nas sensações. Está disponível com um plug-in eHybrid de 204 ou 272 CV, sempre com uma bateria de 25,7 kWh (19,7 kWh líquidos). Está homologado para uma autonomia de 122 km e pode ser carregado não só a partir de corrente alterna, mas também a partir de fontes de energia rápidas ou de corrente contínua até 50 kW. Com 204 CV, o seu preço inicial é de 51 954 euros, que passa para 56 684 euros se optar pela versão mais potente.

CUPRA

MERCEDES-BENZ CLASSE S

A única berlina de luxo deste dossier. Está disponível em carroçaria normal (5,18 metros) e longa (5,29). É comercializado em versões 450e de 408 CV e 580e de 510 CV. Ambos mantêm a autonomia eléctrica de 114 km inalterada. Esta autonomia é alcançada graças a uma bateria de 28,6 kWh brutos (21,5 líquidos) que pode ser carregada em carregadores rápidos de corrente contínua até 60 kW. Com as mesmas caraterísticas de luxo e conforto que o resto da Classe S, a bagageira é quase 200 litros mais pequena (apenas 350 litros). Os preços começam em 147 450 euros do menos potente e chegam aos 155 700 euros do mais potente.

Mercedes

MERCEDES-BENZ CLASSE C/C STATION

Da berlina média alemã, e da sua versão familiar Estate, existem três alternativas de potência, embora apenas duas façam mais de cem quilómetros sem consumir combustível. Partilha a mesma estrutura mecânica com GLC, pelo que é possível escolher entre o C 300e a gasolina, com 313 CV, e o 300de Diesel, com prestações idênticas. Existe ainda uma opção 400e com 381 CV e 400 Nm de binário. (300e – 107 km, 400e – 104 km, 300de – 90 km).
Independentemente da versão, a bateria é sempre de 25,4 kWh. Permitem um carregamento rápido em corrente contínua de 55 kW (20 minutos para recuperar 80%). Dos dois estilos de carroçaria, a carrinha é a mais prática, com uma capacidade mínima de bagageira de 360 litros (315 litros para a berlina). Os preços começam em 66 400 euros do 300e, passam pelos 70 300 euros do 300de e terminam nos 77 150 euros do 400e.

Mercedes

MERCEDES-BENZ CLASSE E/E STATION

A versão plug-in hybrid do Classe E com a maior autonomia elétrica é o E 300e a gasolina com 313 CV e 113 km de alcance, graças a uma bateria de 25,4 kWh que suporta um carregamento rápido até 55 kW. Logo abaixo está o turbodiesel 300de, também com 313 CV e uma autonomia de 110 km em modo EV. Por razões de peso e autonomia, a carroçaria Estate reduz este último valor em 4 km, enquanto o mais radical AMG E53 Hybrid 4MATIC+ oferece 101 km para a berlina e 97 km para a carrinha. Além disso, a carrinha oferece também a opção All Terrain com motor diesel 300de, que permite oficialmente 101 km em modo 100% elétrico

Mercedes

MERCEDES-BENZ GLE/GLE COUPE

Quinto Mercedes-Benz neste dossier. A sua autonomia mais curta deve-se principalmente ao tamanho (4,94 metros de comprimento) e ao peso (mais de 2,5 toneladas), bem como ao seu elevado desempenho. A este respeito, oferece uma escolha entre o 400e 4MATIC a gasolina, que produz 381 CV, e o 350de 4MATIC Diesel com 333 CV. Ambos dispõem de uma bateria bruta de 25,3 kWh e anunciam 106 km para o SUV tradicional e 114 km para o SUV Coupé, que é mais aerodinâmico e tem uma bagageira maior: 510 litros de combustível contra 490 litros.

BMW X5

Atualizado há alguns anos, a sua gama sofreu ligeiras alterações até na versão híbrida plug-in xDrive50e. Combina um motor a gasolina de 6 cilindros em linha de 3,0 litros turbo de 313 CV e um motor elétrico de 197 CV para uma potência combinada de 489 CV/700 Nm de binário máximo. Estes são números impressionantes que permitem uma aceleração dos 0-100 m/h de 4,8 segundos, apesar de pesar 2,5 toneladas. A bateria de 29,5 kWh brutos (25,7 kWh líquidos) proporciona uma autonomia de 104 km sem emissões. Não pode ser carregada em tomadas rápidas ou de corrente contínua e o máximo que pode carregar em corrente alternada é de 7,4 kW. Também não pode oferecer a terceira fila de bancos como em outros X5, enquanto a bagageira perde 150 litros (500 litros). Arranca nos 102 mil euros.

MG EHS

No final de 2024, a marca chinesa apresentou a nova geração do SUV HS, com um design mais vincado, uma maior qualidade percebida e um sistema PHEV otimizado. A este respeito, oferece uma autonomia elétrica de 100 km, que alcança graças a uma bateria bruta de 21,4 kW. Falta-lhe o carregamento rápido. Em contrapartida, o proporciona uma função bidirecional para fornecer energia a dispositivos externos, como uma bicicleta ou uma máquina de café. Chega aos 272 CV e 350 Nm de binário máximo. O seu preço é outro dos seus trunfos: a partir de 37 969 euros.

MG

BMW SERIE 5/5 TOURING

A berlina do construtor bávaro oferece uma dupla híbrida plug-in, que começa com o 530e e o 530e xDrive (tração integral), com 299 CV, nas carroçarias Touring (carrinha), berlina, e culminando no 550e xDrive, apenas berlina, com 489 CV. Em ambos os casos, a bateria é de 22,1 kWh brutos (19,4 líquidos) e só carrega em tomadas de corrente alternada até 7,4 kW. Uma das principais vantagens da oitava geração do Série 5 reside no design concebido para acomodar diferentes grupos motopropulsores, de modo a que a bagageira tenha sempre a mesma capacidade: 520 litros na berlina e 570 litros na carrinha. Em termos de autonomia eléctrica, o 530e anuncia, oficialmente, 103 km. Os preços começam nos 72 059 euros.

BMWBMW SERIE 3/3 TOURING

Ao contrário do seu irmão mais velho, o Série 3 só está disponível numa versão PHEV: o 330e de 292 CV, disponível com tração traseira e nas carroçarias berlina ou Touring. Combina um motor a gasolina 2.0 de 184 CV e um motor elétrico de 109 CV, com uma bateria de iões de lítio de 19,5 kWh utilizável (22,1 kWh brutos); tem uma autonomia eléctrica de 101 km. Em comparação com outros sedans da Série 3, que oferecem uma bagageira de 480 litros, este contenta-se com 375 (apenas) litros. Quem procura mais capacidade e praticidade deve, portanto, optar pelo Série 3 carrinha, com uma bagageira de pelo menos 410 litros, embora a sua autonomia eléctrica seja inferior a 100 km (96 km). O preço da berlina 330e começa nos 57 200 euros.

BMW

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