Qualquer apaixonado por automóveis já ouviu falar no anel de Nardo.
Este “anel” é uma pista e faz parte do Centro Técnico de Nardó, em Itália, o maior centro de teste daquele país (em Lecce) e que é também um dos mais famosos do mundo.
É composto por um conjunto de 20 pistas, incluindo o anel, e que é propriedade da Porsche desde 2012.
Decorria o ano de 1975 quando a Fiat abriu as portas do «SASN» (Società Autopiste Sperimentali Nardò), um centro de desenvolvimento que iria permitir criar diversos automóveis.
Leia também: Omoda e Jaecco vão inaugurar novo centro de investigação em Itália
O Centro de Testes de Nardo conta com uma pista espetacular que tem uma inclinação e um raio muito especiais e que permite atingir velocidades que são impossíveis em outras pistas de testes e depois tem o anel, quatro faixas que permitem testar todo e qualquer elemento de um carro e que tem uma particularidade. Se rolarmos pela quarta faixa, a do lado de fora, e fixarmos a velocidade nos 260 km/h, não é necessário virar o volante. A inclinação de 22 graus da pista faz tudo.
Ao longo dos 50 anos, a pista foi sendo alvo de alterações e evoluções e conta até com um trajeto de 6 km em asfalto que reproduz fielmente as melhores curvas de vários circuitos mundiais.