Nos fóruns e nas filas dos supercarregadores, cresce o rumor de que alguns Tesla têm um “filtro de óleo”. Se o seu Model Y contém um pequeno cilindro metálico semelhante aos filtros dos nossos bons e velhos motores térmicos, é porque um fluido crucial circula sempre no seu interior: o óleo da transmissão do redutor.
Sem ele, não há potência suave nem acelerações fulgurantes. Explicações, desmistificação e conselhos de manutenção.
De onde vem este rumor?
Tudo começou com uma simples peça de metal com a referência 1618882-50-B e apelidada por alguns sites de “filtro de óleo”. Encontrada nas listas de peças e nos kits de manutenção, a peça semeou a dúvida: como é que um veículo 100% elétrico ainda pode precisar de um filtro de óleo?
O mal-entendido cresceu nas redes sociais antes que a mídia especializada lembrasse que a Tesla não reinstalou repentinamente um motor térmico sob o capô. O famoso filtro é, na verdade, dedicado à transmissão elétrica e não ao “motor”.
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Para transformar as 16 000 rpm de um motor elétrico num binário utilizável pelas rodas, o Model Y conta com um redutor compacto. As suas engrenagens giram rapidamente e aquecem. Por isso, precisam de ser lubrificadas, arrefecidas, mas também protegidas das micro-lascas metálicas geradas a cada rotação. Trata-se de um óleo específico – por vezes apelidado de KAF1 ou EDF – que permanece no lugar durante vários anos, desde que seja filtrado continuamente.
Num Model Y com tração integral, cada motor tem a sua própria caixa de transferência: um filtro para a frente e outro para trás. As versões Propulsion, por sua vez, têm apenas um.
Por que é que é vital filtrar este fluido?
A cada arranque no modo «desportivo», os dentes das engrenagens roçam-se e libertam partículas metálicas invisíveis. Sem filtragem, essas limalhas recirculariam, tornariam-se abrasivas e acelerariam o desgaste dos rolamentos. O filtro atua como uma proteção: retém esses resíduos e prolonga a vida útil do redutor, cuja substituição custaria muito mais do que uma troca de óleo e uma junta tórica.
É mesmo necessário fazer a manutenção e quando?
Surpresa: o manual do utilizador não menciona a periodicidade da troca do óleo da caixa e do filtro. Apenas os documentos internos destinados aos técnicos descrevem o procedimento. A versão 2025 do manual de manutenção recomenda simplesmente substituir o filtro sempre que o cárter for aberto ou se for detetada uma fuga.
Durante uma manutenção na Tesla: deixa-se o carro ligado em ponto morto nos lugares indicados, com a chave-cartão dentro. E quando o carro está pronto, é devolvido ao mesmo lugar, na direção da partida. Basta confirmar a retirada na aplicação! © Mael Pilven
Uma ironia mecânica muito 2025
Irónico? Um pouco: enquanto a Tesla eliminou o indicador de óleo do motor das nossas vidas, lembra-nos que nenhuma máquina funciona realmente “a seco”. Mesmo os veículos elétricos mais avançados tecnicamente têm um fluido que precisa de cuidados.
A boa notícia é que a intervenção é muito mais espaçada do que as trocas de óleo de um carro a combustão. Basta ter em mente que esse componente existe, que protege um órgão fundamental e que uma visita programada a uma oficina autorizada pela Tesla a cada cinco anos não é nada exagerada para quem quer dormir tranquilo com suas duas baterias.
Não, o seu Tesla Model Y não sente falta do cheiro do gasóleo. Mas tem um filtro de óleo, mas este serve para cuidar da transmissão que torna possível o binário instantâneo.