Eric Cantona nunca foi do tipo que se coíbe de causar confusão.
O homem que ficou famoso por dar um “pontapé de kung fu” no peito de um adepto adversário após ser insultado, está as ser alvo de uma homenagem da Ford, na forma de um Capri elétrico exclusivo. E se isso não grita “Cantona”, não sabemos o que mais poderia gritar.
Dito isto, não podemos deixar de nos perguntar se é realmente uma boa ideia uma empresa celebrar uma agressão física, por mais lendária que seja, mesmo que seja sob o pretexto de uma homenagem irreverente. Mas, afinal, quem precisa de moderação quando se trata de promover uma marca, certo?
Cantona, que se uniu à Ford para relançar o Capri, é uma lenda do futebol, amplamente aclamado como um dos melhores a vestir a camisa vermelha do Manchester United, com quatro títulos da Premier League em cinco anos para comprovar isso. Nada mal para um homem que conseguia chamar tanta atenção pelo seu temperamento quanto pelo seu talento.
Leia também: Ford Fiesta pode regressar com a ajuda da VW
Além do seu talento inegável em campo, o “Rei Eric” também é lembrado pela sua atitude explosiva, que o colocou em sérios problemas em 1995. Durante um jogo fora de casa, ele deu um pontapé – e um soco – num adepto da equipa adversária. Como resultado, Cantona enfrentou multas, serviço comunitário e uma longa suspensão do desporto. Mas, claro, ele voltou, conquistando mais títulos antes de se aposentar precocemente em 1997, aos 30 anos.
Em homenagem a este incidente de grande visibilidade, os encostos de cabeça do Capri exclusivo apresentam o contorno da figura de Cantona a dar o famoso «pontapé de kung fu». Outra característica personalizada é a inserção de plexiglass polido na consola central com uma inscrição retroiluminada que diz: “Quando uma cabra segue o seu herói no carro, é porque o rei da pista de corridas está de volta. A lenda está de volta.”
O interior do EV apresenta acabamentos Feeltek Luxury Grain, contrastando com riscas, detalhes e costuras em Signal Orange. A mesma cor foi aplicada no exterior, em referência ao Mark III Capri dos anos 70. A cor marcante é combinada com riscas pretas e o número 7 no perfil, refletindo o número da camisola de Cantona no Manchester United.
Outras características de destaque incluem um spoiler traseiro personalizado, jantes de liga leve de 21″, um emblema 3D na coluna D e a assinatura de Cantona exibida nos para-lamas dianteiros, ao lado do logótipo da Ford Design. Por baixo, no entanto, tudo continua como de costume, já que o modelo único é baseado na versão Capri RWD Extended Range, sem outras alterações dignas de nota.
O Capri especial foi criado por uma equipa de designers da Ford cuidadosamente selecionados, que sem dúvida passaram bastante tempo a debater ideias com o próprio Cantona. O produto final foi então revelado ao homem do momento numa cerimónia especial na sede da Ford França.