10 159 336 – foi o número de carros vendidos pela Toyota no ano passado, incluindo os que ostentam o símbolo da Lexus. Se somarmos os veículos enviados pelas subsidiárias Daihatsu e Hino, o total sobe para 10.821.480.
Embora as entregas tenham caído 3,7% em relação ao ano anterior, a Toyota ainda ficou em primeiro lugar. Superou o Grupo Volkswagen pelo quinto ano consecutivo, consolidando o seu domínio no setor automóvel.
Mas já se perguntou quantos Toyota circulam atualmente pelas estradas? a Marca anunciou uma estimativa e garante que rolam pelas estradas de todo o mundo cerca de 150 milhões de Toyota. Existe um motivo financeiro por detrás dsta decisão de divulgar o número de repente. Basicamente, a marca quer gerar mais receita com a sua frota existente, aumentando o suporte ao cliente para peças e acessórios.
A empresa também pretende aumentar a receita através do aumento das vendas de veículos usados e incentivar os proprietários a subscrever “serviços conectados”.
A Toyota também se concentra mais em serviços de seguros e financiamento para fortalecer o seu balanço patrimonial.
Leia também: Toyota lança edição Yuzu Edition do GR86
O diretor financeiro Yoichi Miyazaki afirma que a marca pode obter um lucro operacional maior com estas fontes do que com a venda de carros novos, que, claro, apresentam bom desempenho, apesar da turbulência generalizada no setor. A estimativa é para o ano fiscal de 2026 no Japão, que começou em 1 de abril e vai até 31 de março de 2026.
Voltando ao número impressionante de Toyota nas estradas: como ele se compara ao total global? A Hedges & Company, empresa que opera em sondagens do setor automóvel, estima que existem cerca de 1,64 mil milhões de veículos usados em todo o mundo. Supondo que esse número seja razoavelmente preciso, embora seja difícil determinar com exatidão, cerca de 9,15% de todos os veículos atualmente em circulação são Toyota.
De acordo com os últimos números publicados pela Toyota, a produção global total atingiu 300 milhões de veículos em setembro de 2023, cerca de 88 anos após a empresa ter fabricado o seu primeiro carro.
Tecnicamente, era um camião Modelo G1, produzido pela (respire fundo) Divisão de Produção Automóvel da Toyoda Automatic Loom Works em agosto de 1935. Naquele ano, a empresa fabricou apenas 20 unidades. 1968 foi o primeiro ano em que a empresa construiu mais de 1 milhão de veículos e, em 2012, tornou-se a primeira montadora a montar mais de 10 milhões de carros em um ano.
Em setembro de 2023, 180,52 milhões de carros tinham sido fabricados no Japão, enquanto 119,6 milhões foram montados no exterior. Sem surpresa, o Corolla continua a ser o produto de maior volume da marca, com produção global acumulada de 53,4 milhões de unidades até o final de setembro de 2023.