A Koenigsegg está muito perto de revolucionar o mercado dos carros elétricos. A marca sueca continua em sua busca por novos limites no setor, como já demonstrou tantas vezes, e desta vez deu mais um passo adiante.
Este fabricante lançou um motor elétrico capaz de gerar 805 CV de potência e 1.250 Nm de torque com um peso tão leve que não chega a 40 quilos, algo totalmente revolucionário no mundo dos veículos elétricos.
Nunca algo tão pequeno foi capaz de gerar tanta potência num destes carros. Esta peça tão exclusiva não poderia ir num modelo qualquer, e a Koenigsegg escolheu um dos seus superberlinas.
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Concretamente, o Koenigsegg Gemera, um híbrido de quatro lugares que terá este novo motor tão avançado no eixo dianteiro. Esta união entre a nova invenção da empresa sueca e este modelo tão exclusivo resultará numa potência máxima de 2.300 CV.
Quanto mais se reduzir o peso dos elementos, mais leve será o veículo e, desta forma, a propulsão elétrica será mais eficiente, deixando para trás uma das principais desvantagens deste tipo de carros. Com o nome que deram a esta peça, pode-se entender muitas coisas: matéria escura.
E é que é totalmente fabricada em fibra de carbono, o que ajuda muito a que o seu peso seja de 39 quilos. Ao substituir o aço, material normalmente utilizado para realizar estes trabalhos, por este outro, o ganho em termos de leveza é mais do que notável. Grande parte deste avanço que ajuda tanto a potência do carro nasce desta mudança no material de fabrico.
Os motores de fluxo axial têm tudo para serem predominantes nos próximos anos, mas por enquanto não o são. Isto deve-se principalmente ao seu preço elevado, enquanto outras opções são mais económicas e, por isso, predominam mais, apesar de não terem um desempenho tão elevado. É o caso do fluxo radial, que por enquanto é o mais utilizado devido ao facto de estar um degrau abaixo em termos de preço.
Na Koenigsegg, foram mais longe nesta peça tão especial e combinaram ambos os motores. Os dois têm coisas boas e foi isso que os suecos procuraram, aproveitar o melhor de cada modelo para o seu motor. Concretamente, estas vantagens resumem-se a ter um motor que não é de grande dimensão, mas com uma capacidade de entrega de binário notável.