Apesar do recuo das marcas na estratégia de eletrificação devido à quebra na procura, e a forte concorrência chinesa, a VW acaba de anunciar a produção do motor elétrico cinco milhões.
A conquista é fruto do trabalho conjunto realizado pelas fábricas de Győr, Kassel, Tianjin e Zuffenhausen, sendo que a unidade de Kassel, na Alemanha, sozinha produziu cerca de 850.000 unidades em 2025, o que representa um crescimento de 24% relativamente ao ano anterior.
Os motores elétricos produzidos, são utilizados em todas nas marcas do Grupo VW, incluindo Volkswagen, Skoda e Cupra. A marca germânica revelou ainda que o motor elétrico mais popular do Grupo é atualmente o APP550, utilizado, por exemplo, na família ID. da VW, bem como no Skoda Enyaq e no Cupra Tavascan.
Motor mais popular
Até o momento, um milhão de unidades do APP550 foram produzidas na fábrica de Kassel, sendo que esta unidade motriz se distingue por oferecer mais 40% mais potência e 75% mais binário de que o seu antecessor, ou seja, entrega 322 cv de potência e 560 Nm binário máximo, anunciando ainda um consumo de cerca de 20% de energia.
“A produção do motor elétrico cinco milhões é um marco que reforça a liderança da VW tanto no segmento de motores a combustão interna quanto no de veículos 100% elétricos. A nossa rede global de desenvolvimento e produção permite-nos dominar todos os aspetos da motorização elétrica, acelerar a inovação e garantir uma qualidade excecional”, refere em comunicado, Thomas Schmall, membro do Conselho de Administração do Grupo VW para a área de tecnologia.
Leia também:
















