Já se passou quase uma década desde que a Volvo descontinuou o XC70 para dar lugar ao V60 Cross Country. A designação vai fazer um regresso surpreendente, embora, infelizmente, não como um carro novo.
Em vez disso, a marca detida pela Geely vai lançar o seu enésimo SUV na China ainda este ano, podendo chegar também a outros mercados. Como o nome sugere, será ligeiramente maior do que o XC60, oferecendo um habitáculo mais espaçoso.
As vendas de híbridos plug-in da Volvo aumentaram 11% até abril, atingindo 56.722 unidades. Com o novo XC70, a fabricante sueca está a introduzir o seu primeiro PHEV de “alcance alargado”. A marca afirma que o veículo tem uma autonomia totalmente elétrica de 200 quilómetros, significativamente superior aos 58 quilómetros do XC60 nos EUA.
É também mais do dobro da autonomia elétrica de 80 quilómetros do XC60 no ciclo WLTP europeu. No entanto, devemos salientar que não se trata de uma comparação direta.
A autonomia indicada para o XC70 provém do ciclo de testes CLTC da China, excessivamente otimista, pelo que os valores da EPA e do WLTP seriam consideravelmente inferiores. Mesmo assim, a Volvo afirma que este é o seu primeiro PHEV de longo alcance, tornado possível pela Arquitetura Modular Escalável (SMA), que também suporta carregamento rápido, embora os detalhes técnicos continuem em segredo.
O XC70 poderia ter uma bateria muito maior do que a de 18,8 kWh do XC60. A empresa-mãe da Volvo tem vindo a desenvolver um sistema de propulsão de alcance estendido, no qual um motor de combustão atua exclusivamente como gerador para carregar a bateria. Esta configuração é semelhante ao motor rotativo da Mazda no MX-30 ou ao V6 planeado para o Ram 1500 Ramcharger.
Este novo sistema de propulsão vem da Horse, uma joint venture entre a Geely e a Renault. Promete 200 quilómetros de autonomia elétrica com uma bateria com cerca de metade do tamanho de um veículo elétrico completo. A autonomia total é de cerca de 805 quilómetros.
O estilo parece espelhar a mais recente linguagem de design dos SUV da empresa. O novo veículo é provavelmente um pouco mais comprido do que o XC60, e um detalhe importante é o emblema AWD na porta traseira, que confirma que a potência é transmitida a ambos os eixos. Na frente, os faróis LED matriciais ficam abaixo das luzes diurnas Thor’s Hammer, que são a marca registrada da marca, ladeando uma grelha fechada.
A Volvo revelará oficialmente o novo XC70 nos próximos meses.