Chamava-se Pregunta e foi construído com base no Diablo. A carroçaria, feita pela francesa Heuliez, parece saída de um caça a jato.
Os anos 90
Os anos 90 foram ouro para concepts. Qualquer salão automóvel tinha protótipos malucos, vindos tanto de marcas grandes como de estúdios de design. E este, que vai a leilão daqui a um mês, é daqueles que roubam a cena em qualquer exposição. Ah, e tem mesmo a pintura a imitar avião de combate.
No Salão de Paris de 1998, a Lamborghini juntou-se à Heuliez para dar forma ao Pregunta. O desenho ficou a cargo de Marc Deschamps, que já tinha trabalhado com o mítico Marcello Gandini (o pai de vários Lambos) quando ambos estavam na Bertone. Deschamps também assinou clássicos como o concept Volvo Tundra, o Renault 5 Turbo e o Lamborghini Jalpa.
A inspiração veio do Dassault Rafale, o caça francês que também já inspirou um Renault. Daí a carroçaria em carbono com pintura cinzenta mate e o para-brisas envolvente. Por dentro, estava cheio de tecnologia para a época: painel digital da Magnetti Marelli, iluminação em fibra ótica, câmaras em vez de retrovisores e até navegação integrada.
Mas não deixa de ser um Lamborghini à moda antiga: motor V12 de 5.7 litros do Diablo, com 530 CV, caixa manual de 5 velocidades e tração traseira. Segundo a Broad Arrow, que vai vender o carro, o bicho está pronto a andar.
Apesar da inspiração nos jatos, a identidade Lamborghini está toda lá. O layout mecânico do Diablo (com a caixa à frente do motor), as portas em tesoura e a linha de cintura ascendente não enganam.
Curiosamente, o Pregunta foi mostrado apenas um mês depois da Audi comprar a Lamborghini, o que o torna uma espécie de último suspiro da era antiga. Depois dele, vieram os conceptsque abriram caminho ao Murciélago e ao Gallardo.
A Heuliez ficou com o carro uns anos, mostrando-o em eventos, até o vender a um colecionador em 2008. Em 2021, a própria Lamborghini fez-lhe revisão e certificou-o, tendo até estado em exposição no museu da marca.
Agora, a Broad Arrow vai levá-lo a leilão em Zoute, na Bélgica, a 10 de outubro. O valor esperado? Entre 3 e 4 milhões de euros. Bem acima de qualquer Diablo normal, mas aqui não há comparação possível. Este é único.