A Toyota continua a trabalhar no desenvolvimento de baterias de estado sólido para veículos elétricos produzidos em massa, e na última edição do Salão do Automóvel de Tóquio, confirmou continua a ser considerada “muito importante para o futuro” devido às significativas melhorias na utilização e durabilidade em comparação com as baterias convencionais de armazenamento de energia com eletrólito líquido.
Desta forma, o construtor automóvel japonês mantém o compromisso de utilizar a sua primeira bateria de estado sólido num veículo de produção em 2027 ou 2028. Além disso, a marca nipónica considera igualmente a aplicação da tecnologia de baterias de estado sólido para veículos comerciais.
Tudo porque segundo a Toyota, as novas baterias oferecem o dobro da potência das baterias da geração atual e podem triplicar a autonomia dos veículos elétricos. Além disso, a marca nipónica argumenta que as novas baterias têm uma durabilidade quatro vezes superior, às baterias convencionais.
“As baterias de estado sólido caracterizam-se por alto desempenho, design compacto e longa autonomia”, disse Keiji Kaita, responsável da Toyota, citado pela “Autocar “. “Os automóveis irão aproveitar essas qualidades.”
A imprensa japonesa já avançou que um novo superdesportivo da Lexus, marca de luxo da Toyota, pode ser um dos candidatos a ser o primeiro modelo de produção com a bateria de estado sólido da marca nipónica, o que a Toyota não confirmou.

















