A Toyota, líder mundial do setor automóvel, anunciou esta quinta-feira que vai investir até dez mil milhões de dólares (8,63 mil milhões de euros) adicionais nos EUA nos próximos cinco anos.
O anúncio surge num momento em que Washington pressiona o Japão a realizar investimentos de 550 mil milhões de dólares (474,57 mil milhões de euros) em solo norte-americano, em troca de uma redução das taxas alfandegárias impostas às empresas japonesas.
“Este investimento elevará o total dos investimentos da empresa nos Estados Unidos para cerca de 60 mil milhões de dólares (51,8 mil milhões de euros) desde o início das suas atividades no território norte-americano, há quase 70 anos”, precisou a Toyota num comunicado.
Recorde-se que a Toyota anunciou em fevereiro passado, que os investimentos acumulados já realizados nos Estados Unidos ascendiam a 49 mil milhões de dólares (42,3 mil milhões de euros). O grupo emprega cerca de 50.000 pessoas no país, onde conta com 11 fábricas.
A mais recente instalação é uma fábrica de baterias em Liberty, na Carolina do Norte, criada em 2021, e representa um investimento de cerca de 13,9 mil milhões de dólares (12 mil milhões de euros), cuja produção foi formalmente iniciada na quarta-feira.
Trata-se da primeira fábrica de produção de baterias que a Toyota tem fora do Japão, criará 5.100 postos de trabalho e tem uma capacidade de 30 GWh por ano. A instalação servirá como centro da empresa para o desenvolvimento e produção de baterias de iões de lítio e contará com 14 linhas de produção de baterias destinadas a veículos híbridos elétricos, elétricos a bateria e híbridos plug-in.














