Agora não é software e a resolução não pode ser feita com uma simples atualização. A Tesla vai recolher milhares de unidades do Model 3 e do Model Y produzidas na fábrica da marca em Berlim.
O motivo: corrosão no cabos de travagem, um problema que não resultou em nenhum incidente conhecido, mas que gerou preocupação suficiente para ativar esta recolha.
Afeta essencialmente unidades do Model 3 Highland e versões do Model Y anteriores ao Juniper, produzidas entre 2024 e 2025. O Juniper não está envolvido nesta chamada oficina.
Leia também: Antes e depois de Trump: Só metade dos clientes Tesla ficam na marca
Esta medida surge após vários relatos de proprietários em fóruns como o Reddit, onde tem sido observada ferrugem nas linhas de travagem, mesmo em veículos relativamente novos.
Assim, a Tesla decidiu enfrentar o problema com uma intervenção estruturada que combina revisão mecânica, atualização de software e troca do fluido dos travões, tudo feito nas suas oficinas.
Os componentes afetados são os cabos dos travões que, em determinadas condições, pode apresentar sinais prematuros de corrosão. Conforme detalhado pela Tesla, todos os veículos envolvidos receberão uma substituição preventiva do líquido de travagem e uma inspeção visual detalhada do sistema de travagem.
Caso seja encontrada corrosão nos cabos, estes serão substituídos sem custos para o cliente.
A marca vai notificar os proprietários afetados por vários canais de comunicação simultâneos. O principal será uma notificação na aplicação da Tesla quando o cliente tentar agendar uma visita à assistência.