O Tesla Cybercab é o robotáxi que permitiu à marca liderada por Elon Musk, entrar na condução totalmente autónoma.
Sem pedais e sem volante, o Cybercab foi inicialmente concebido para fins de teste, não permitindo qualquer intervenção dos ocupantes. A tecnologia para isso é baseada nos sistemas avançados de assistência ao condutor presentes nos atuais modelos de veículos elétricos da Tesla.

A marca norte-americana, iniciou este ano uma operação totalmente autónoma no Texas, utilizando para isso o Model Y, no entanto, os robotáxis contam com a presença de um supervisor no interior do veículo.
Elon Musk, CEO da Tesla, já anunciou que a marca vai lançar o Cybercab no próximo ano e o modelo não vai dispor nem de pedais, nem de volante. No entanto, o anúncio de Musk, foi agora contrariado pela presidente do conselho de administração da Tesla, Robyn Denholm, que em entrevista à “Bloomberg” reconheceu que a empresa está disposta a fazer mudanças fundamentais no design para vender o carro em grandes volumes. “Se tivermos que ter um volante, pode ter volante e pedais”, disse Denholm.

Desta forma fica claro que a Tesla tem um plano diferente do inicialmente previsto por Musk, para tornar o Cybercab um veículo elétrico mais parecido com um automóvel normal. A posição da presidente do conselho de administração da Tesla surge numa altura em que os acionistas estão a pressionar fortemente a empresa para lançar um veículo de baixo custo para pessoas comuns.
A preocupação dos acionistas é que a tecnologia da Tesla pode não estar suficientemente avançada e desenvolvida para terminar com papel do condutor com segurança quando o Cybercab entrar em produção em 2026. Se isso acontecer, a Tesla poderá ter dificuldades para crescer sem apresentar um novo veículo elétrico posicionado abaixo do seu modelo mais barato, o Model 3.
Recorde-se que a Tesla lançou recentemente duas versões simplificadas do Model Y e Model 3, que estão longe de impressionar os investidores.















