A Tesla anunciou que o Model Y mais barato, que vai chegar ao mercado nacional, já começou a ser produzido na fábrica europeia em Brandenburg, perto de Berlim, na Alemanha.
Trata-se da versão “Standard”, que surge menos equipada que as restantes variantes da gama, e que se apresenta algumas mudanças a estéticas, e um preço mais acessível, com as primeiras entregas em alguns países da Europa, como Portugal, estimadas para o final de novembro, início de dezembro.
O modelo elétrico de tração traseira tem um preço para o mercado nacional que arranca nos 39.990, enquanto a variante “Premium”, também com tração traseira, custa 49.990 euros, ou seja, mais 10.000 euros que a variante “Standard”.
A nova versão mais barata do Model Y chega com um exterior marcado por ligeiras diferenças face à versão atual, nomeadamente ao nível da secção dianteira, que não conta com barra de luz frontal, normalmente localizada entre as luzes diurnas. Além disso, os faróis altos foram removidos do para-choque. Já na secção traseira, a característica faixa luminosa vermelha a toda a largura é agora substituída por uma linha preta horizontal.
Outras das alterações que permitiram reduzir os custos de produção é a utilização de jantes de 18’’ de série, com tampas em plástico preto, apesar de estarem disponíveis, como opção, jantes de 19’’. Além disso, os espelhos retrovisores exteriores, passam agora a ser rebatidos manualmente, algo pouco comum nos modelos atuais, e não contam com escurecimento automático.
Já o habitáculo deste novo Model Y “Standard” apresenta as maiores alterações, face à versão anterior, a começar nos bancos de couro vegan que passam a ser em tecido e deixam de contar com ventilação e comandos elétricos.













