A Stellantis e a Bolt, empresa de transporte por aplicação, anunciaram uma parceria para a implementação de veículos autónomos em toda a Europa, com os primeiros testes em vias públicas previstos para arrancarem em 2026.
As udas empresas anunciaram que a colaboração integrará as plataformas de veículos autónomos desenvolvidas especificamente para esse fim pela Stellantis com a rede de transporte por aplicativo da Bolt, que conta com mais de 200 milhões de clientes em mais de 50 países, incluindo 23 estados-membros da União Europeia.
A implantação dos veículos autónomos será feita em fases, começando com protótipos e frotas piloto até uma ampliação industrial progressiva, com uma meta inicial de produção em 2029, segundo o comunicado conjunto.
As duas empresas anunciaram ainda que vão trabalhar em “estreita colaboração com os reguladores europeus para garantir que a tecnologia atenda aos padrões regionais de segurança, cibersegurança e proteção de dados”.
No âmbito da parceria, desta nova parceria a Stellantis vai fornecer as suas “Plataformas Prontas para Veículos Autónomos”, projetadas para condução autónoma de Nível 4, que permite que o veículo possa operar sem um condutor sob condições específicas.















