Está confirmado, a Smart revelou o seu primeiro modelo híbrido plug-in na China, o #5 EHD, deixando assim de ser uma marca apenas de elétricos.
O novo SUV que está disponível no maior mercado automóvel do mundo, tem por base a plataforma “Leishen Hybrid 2.0” do Grupo a Geely, e apresenta-se equipado com um motor elétrico de 272 cv, combinado com um motor a gasolina de 1.5 de quatro cilindros com 163 cv. O motor elétrico é alimentado por uma bateria de 41,46 kWh, que anuncia uma autonomia em modo 100% elétrico de até 252 km. Já a autonomia combinada promete 1615 quilómetros no generoso ciclo chinês CLTC.
Tecnicamente, o #5 EHD não apresenta grandes diferenças do seu “irmão” totalmente elétrico, até porque a nova versão híbrida plug-in conta igualmente com o sistema de assistência “Pilot Assist”, exclusivo para a China, que inclui sensores LiDAR e dois sensores Nvidia Drive Orin X.
É certo que a marca não tem planos para lançar na Europa esta nova variante híbrida plug-in do #5, já que a joint-venture criada pela Geely e Mercedes-Benz, para gerir a Smart, planeia oferecer modelos híbridos plug-in apenas em mercados de exportação selecionados, devido a uma procura mais fraca do que o esperado por veículos totalmente elétricos. No entanto, tudo aponta que na Europa, a Smart mantenha a estratégia de vender apenas modelos 100% elétricos.
Desta forma, a Smart já anunciou que está a preparar o sucessor do Smart Fortwo, que deverá ser lançado no mercado europeu no final de 2026 que promete trazer de volta o citadino com apenas dois lugares, lançado há 27 anos e que se tornou num ícone da marca.