A SEAT S.A. continua a preparar a sua fábrica de Martorell para a produção de veículos elétricos.
Num ano decisivo para o processo de eletrificação da Marca, a empresa – que lidera o cluster da família Electric Urban Car no Brand Group Core – atingiu dois marcos fundamentais rumo a esse objetivo: a montagem dos primeiros sistemas de baterias em pré-série e a produção em pré-série dos primeiros componentes de carroçaria na nova prensa PXL, que serão utilizados nos dois modelos elétricos que a SEAT S.A. irá produzir em Martorell a partir de 2026: o CUPRA Raval e a versão de produção do Volkswagen ID.2all.
A SEAT S.A. já montou os primeiros sistemas de baterias em Martorell. Esta fase, que antecede a produção em série, permite à empresa testar as instalações, os processos e os produtos, garantindo um arranque bem-sucedido dos novos modelos elétricos.
Este marco foi alcançado em menos de um ano e meio após o início da construção da nova unidade de montagem de baterias. Neste momento, estão a ser finalizados os trabalhos de construção e a instalação do equipamento necessário à produção em série.
Durante esta fase, o processo de montagem em pré-série combina operações automatizadas com tarefas manuais. Após a sua conclusão, a fábrica contará com processos totalmente robotizados e uma equipa de 500 profissionais.
Paralelamente, está a ser construída uma ponte de 600 metros, equipada com um sistema de transporte automatizado, que permitirá a transferência contínua das baterias da unidade de montagem para a linha de montagem final, garantindo o fornecimento sincronizado com o ritmo de produção.
Com um investimento de 300 milhões de euros e uma área de 64.000 m², esta nova unidade terá uma capacidade máxima de produção de 300.000 baterias por ano.
A instalação irá abastecer exclusivamente os modelos elétricos urbanos do Brand Group Core produzidos em Martorell – o CUPRA Raval e o Volkswagen ID.2all – permitindo à SEAT S.A. aumentar a competitividade, otimizar os processos logísticos e reduzir a pegada de carbono.
Outro marco relevante na estratégia de eletrificação da SEAT S.A. é a produção em pré-série dos primeiros componentes de carroçaria do CUPRA Raval com recurso à nova prensa PXL, instalada em Martorell.
Em funcionamento desde 2024, esta infraestrutura está desenhada para otimizar a produção e permite fabricar peças de grandes dimensões com elevada eficiência, alcançando 15 ciclos por minuto e uma capacidade de estampagem até 4 milhões de peças por ano.
A adoção desta tecnologia avançada insere-se no processo de eletrificação das instalações de Martorell, que se assumem como o epicentro da transformação industrial da empresa. A fábrica caminha assim para se tornar numa unidade de produção do futuro, assente em processos mais inteligentes, conectados, ágeis, otimizados e sustentáveis.
Tal como acontece com os sistemas de baterias, a produção em pré-série dos veículos elétricos urbanos permite à SEAT S.A. preparar e ajustar as instalações, processos e produtos para a futura produção em série. Este processo integrado cobre todas as etapas do ciclo de produção: desde a estampagem inicial na secção de prensas, passando pelas áreas de carroçaria e pintura, até à montagem final e verificação. O objetivo é otimizar cada fase e garantir o sucesso do arranque da produção em série a partir de 2026.