Após ter vendido mais de 2,4 milhões de unidades desde que foi lançado em 1980, o Renault Trafic entra agora numa nova era com a chegada da inédita versão E-Tech Electric, que estreia a tecnologia de carregamento rápido de 800 V, para uma autonomia de até 450 km.

Aproveitando a presença no Solutrans 2025, a principal feira internacional dedicada ao transporte rodoviário e urbano, a marca francesa apresenta ao público, o primeiro de uma nova família de veículos comerciais ligeiros, totalmente elétricos, a chegar às estradas em 2026, o novo Trafic Van E-Tech elétrico, que apresenta um design moderno, com um vão dianteiro curto, uma generosa distância entre eixos e uma carroçaria aerodinâmica do tipo monovolume.
Além disso, o novo Renault E-Tech Eletric, é igualmente o primeiro veículo comercial ligeiro a apresentar uma assinatura luminosa traseira. Esculpida em 3D, é composta por uma linha vertical dupla, em ambos os lados das portas basculantes assimétricas. As funções de iluminação convencionais estão alojadas num único bloco, também em relevo, sob a assinatura luminosa.
O novo Trafic 100% elétrico é construído sobre uma nova plataforma “skateboard”, concebida para otimizar a capacidade de carga relativamente às dimensões, com um sistema de transmissão montado na traseira. Isto também permite um raio de viragem tão pequeno como o do Clio (10,3 metros).

Na sua versão L1, o novo furgão oferece uma capacidade de carga de 5,1 m³, para um comprimento de 4,87 m, e uma largura de 1,92 metros. A carrinha L2 tem uma capacidade de carga de 5,8 m³, para um comprimento de 5,27 m, com uma distância entre eixos 40 cm mais longa. Ao mesmo tempo, a altura total foi reduzida para 1,90 m, garantindo o acesso a todos os parques de estacionamento subterrâneos.
O Novo Trafic E-Tech Eletric é alimentado por um novo motor elétrico, desenvolvido na Europa que entrega 150 kW e um binário de 345 Nm, o novo motor elétrico desenvolvido na Europa é particularmente eficiente.
Para maior flexibilidade de utilização, o Trafic Van E-Tech elétrico é fornecido com duas opções de bateria: autonomia longa, para condutores que percorrem longas distâncias, a bateria de longo alcance com tecnologia NMC (níquel-manganês-cobalto) oferece a maior densidade energética, para uma autonomia máxima de cerca de 450 km (WLTP).

A segundo variante, autonomia urbana, que está disponível desde o lançamento, para utilizadores empresariais que trabalham principalmente na cidade, a bateria de autonomia urbana utiliza tecnologia LFP (fosfato de ferro e lítio) sem metais raros, como cobalto ou níquel. Disponibilizado mais tarde, este modelo oferece uma autonomia de quase 350 km (WLTP).
Beneficiando da nova tecnologia de carregamento rápido de 800 V, a bateria pode ser carregada de 15% a 80% em 20 minutos num ponto de carregamento rápido CC, recuperando 260 km de autonomia.

O novo Trafic Van E-Tech elétrico vai ser comercializado com as funcionalidades Vehicle-to-Load (V2L) e Vehicle-to-Grid (V2G). Isto significa que poderá carregar aparelhos externos (V2L, do veículo para um dispositivo elétrico) a partir de uma porta na área de carregamento da cabina ou por meio de um adaptador que pode ser ligado para conectar aparelhos como ferramentas ou um computador portátil. Além disso, vai poder alimentar energia da bateria para a rede (funcionalidade V2G), com o seu carregador bidirecional.
No interior, a nova geração do Trafic apresenta um painel de instrumentos, em forma de tubo, que se estende de um lado ao outro da cabina. Embora a forma tubular seja intemporal, o painel de instrumentos está dotado de dois ecrãs: um painel de instrumentos de 10” e um ecrã central de 12” inclinado em direção ao condutor. Os bancos são estofados com uma mistura de tecido azul-jeans Zeta e cinzento, com costuras amarelas no cinzento e brancas no azul-jeans.
Fabricado, em França, na fábrica do Grupo Renault, em Sandouville, o Trafic 100% elétrico chegará às estradas no final de 2026.
















