Renault Floride: um descapotável para a história - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Renault Floride: um descapotável para a história

Vitor Mendes by Vitor Mendes
18/11/2025
in Atualidade, Destaques
A A
Renault Floride

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

“A elegância é a única beleza que nunca desaparece.” Talvez não haja nenhum automóvel francês que tenha incarnado tão bem esta frase célebre de Audrey Hepburn como o Renault Floride.

Num mundo que hoje debate o futuro da mobilidade, este charmoso descapotável de 1958 lembra-nos que algumas conquistas da engenharia automóvel são, simplesmente, eternas. Mais do que um meio de transporte, o Floride era – e continua a ser – um estado de espírito sobre rodas, uma máquina de fazer sorrir que conquistou desde estrelas de cinema a princesas.

O nascimento de um ÍCONE

Related Post

Megane

Renault vai transformar elétricos em híbridos

18/11/2025
cabos elétricos

Este sistema vai impedir mais roubos de cabos elétricos

18/11/2025
Focus

Ford coloca ponto final na produção de um dos modelos mais icónicos

18/11/2025
XPENG G6

XPENG G6 não tem rival no carregamento em Portugal

18/11/2025

A história começa com uma ambição ousada: conquistar o mercado americano com algo mais cativante que o prático Dauphine. A solução surgiu sob a forma de um descapotável de linhas puras, batizado com o nome que evocava o sol da Florida – um destino de sonho para muitos europeus do pós-guerra.

Das mãos do designer Pietro Frua nasceu uma escultura móvel que pouco devia ao seu progenitor mecânico. O Floride apresentava-se em três carroçarias: cabriolet para os amantes da condução de cabelos ao vento, coupé para os mais desportivos, e hard-top para quem apreciava elegância em todas as condições.

Equipado com transmissão traseira e motor longitudinal também traseiro, o Floride não era perfeito em termos de distribuição de massas. Mas o seu propulsor Ventoux, um clássico 4 cilindros de 845 cm₃, herdado do Dauphine Gordini, oferecia 40 “simpáticos” cavalos de potência às 5.200 rpm com a ajuda de um carburador Solex.

Com as evoluções na mecânica, passou para 51 CV depois 55, até aos 57,5 cv no final da carreira.

Cada versão trazia melhorias técnicas – caixa sincronizada, travões de disco – transformando progressivamente o carro de um bonito passeante num companheiro de estrada competente.

Quando as estrelas se enamoraram

O Floride soube conquistar quem melhor entendia de elegância. Brigitte Bardot, ao volante de um exemplar branco, tornou-o símbolo de uma feminilidade nova, confiante e sensual. Do outro extremo, a princesa Grace do Mónaco preferiu um coupé verde, emprestando-lhe o seu inimitável selo de sofisticação.

Entre estes dois ícones de estilo, o Floride provava a sua versatilidade única: podia ser tanto um símbolo de rebeldia glamorosa como de aristocrática discrição.

Legado: 60 anos e o mesmo sorriso

Produzido até 1968 em mais de 117.000 exemplares, o Floride (rebatizado Caravelle nos seus últimos anos) demonstrou que o prazer automóvel não se mede apenas por cavalos ou velocidades máximas. Meio século depois, o seu apelo permanece intacto – prova viva de que, enquanto houver estradas ensolaradas e espíritos livres, haverá lugar para automóveis com alma.

Num mundo cada vez mais padronizado, o Floride mantém-se como um lembrete delicado de que a verdadeira sofisticação está na capacidade de nos fazer felizes – hoje, amanhã, e provavelmente daqui a mais sessenta anos.

Tags: HistóriaRenault
Vitor Mendes

Vitor Mendes

Related Posts

Megane
Atualidade

Renault vai transformar elétricos em híbridos

by Vitor Mendes
18/11/2025
cabos elétricos
Atualidade

Este sistema vai impedir mais roubos de cabos elétricos

by Vitor Mendes
18/11/2025
Focus
Atualidade

Ford coloca ponto final na produção de um dos modelos mais icónicos

by Virgilio Machado
18/11/2025
  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Renault Floride

Renault Floride: um descapotável para a história

18/11/2025
Megane

Renault vai transformar elétricos em híbridos

18/11/2025
cabos elétricos

Este sistema vai impedir mais roubos de cabos elétricos

18/11/2025
Focus

Ford coloca ponto final na produção de um dos modelos mais icónicos

18/11/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elon Musk Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hyundai KIA Lamborghini Lexus Marcas Mazda Mercado Mercedes Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version