Após o estrondoso sucesso do Renault 5 E-Tech, que já lidera as encomendas de veículos elétricos na Europa, a Renault prepara o lançamento da novo Twingo Elétrico com um posicionamento ainda mais agressivo. Fontes industriais confirmam que o modelo chegará no início de 2026 com preço abaixo dos 20.000 euros, consolidando a dobradinha francesa na democratização da mobilidade elétrica!
O fenómeno R5 E-Tech: O cenário atual
O Renault 5 E-Tech, “Car of the Year 2025”, revolucionou o mercado com mais de 150.000 encomendas só nos primeiros seis meses na Europa. Em Portugal, o ícone retro-futurista acelera também nas vendas graças a uma conjugação de características altamente atrativas: preço a partir de 24.900 € (versão Five); autonomia até 410 km (WLTP); tecnologias inovadoras como V2G (veículo-para-rede) e assistente Reno com ChatGPT
Agora, a Renault repete a estratégia com o Twingo, posicionando-a como “o elétrico mais acessível da Europa”.
Twingo E-Tech: O que esperar
O novo Twingo partilha a plataforma AmpR Small com o R5, mas com simplificações estratégicas:
– Bateria LFP de 30 kWh: Autonomia estimada de 250 km (WLTP), suficiente para uso urbano.
– Motor único de 75 CV: Focado em eficiência, não performance.
– Recarga bidirecional (V2L): Funcionalidade já elogiada no R5 para alimentar dispositivos externos.
– Produção em cadeia partilhada: Na fábrica de Douai (França), otimizando custos.
Preço: Por que esta dobradinha funciona
Fontes do Grupo Renault indicam que o Twingo E-Tech terá três versões, com a entrada a partir de 19.990 € – 5.000 € mais barata que o R5 base.
Mas há mais fatores que antecipam o sucesso:
1.Segmentação complementar: enquanto o R5 (3,92m) atinge quem busca performance e design retro, o Twingo (≤3,60m) será a “ultra-urbana” para cidades congestionadas.
2. Tecnologia democratizada: sistemas como o OpenR Link com Google e o painel digital de 10″ do R5 passarão ao Twingo, eliminando o estigma de “carro barato”.
3. Efeito escala: a partilha da plataforma AmpR Small reduz custos, permitindo preços agressivos sem perda de rentabilidade.