A ostentação do rei Mohamed VI de Marrocos acaba de revelar um detalhe chocante: a manutenção da sua coleção de 600 carros de luxo custa nada menos do que €6 milhões por ano, segundo fontes próximas à Casa Real. Os gastos incluem desde revisões milionárias no exterior até uma equipa de 100 funcionários dedicados apenas a preservar os veículos que se encontram distribuídos por 12 palácios…
Onde vai tanto dinheiro de Marrocos?
O Aston Martin DB7 do monarca é regularmente enviado para o Reino Unido em aviões da Força Aérea marroquina para reparações na fábrica oficial. Críticos apontam o custo logístico como “insustentável”.
Modelos como o Mercedes McLaren SLR (1 das 1.700 unidades mundiais) exigem peças sob medida e técnicos europeus deslocados a Marrocos, com orçamentos que atingem €500 mil/ano por veículo.
Dos 600 carros, apenas 30% foram adquiridos por Mohamed VI. O restante foi herdado do avô (Mohamed V) e do pai (Hassan II), incluindo clássicos como Rolls-Royce e Mercedes blindados dos anos 1960, cuja conservação é três vezes mais cara.
Os 100 operários especializados trabalham em turnos 24/7 para evitar danos por humidade ou temperatura, usando produtos de limpeza importados da Suíça.
Os carros que devoram orçamentos
Laraki Sahara (€2,2 milhões/unidade): As duas únicas unidades existentes deste supercarro marroquino (1.550 cavalos) consomem €300 mil/ano só em combustível de alta octanagem e pneus especiais. O motor V8, tunado pela italiana Dallara, exige revisões trimestrais.
Mercedes 600 Pullman: As limousines blindadas do rei, usadas em eventos oficiais, têm motores V12 que custam €120 mil/ano em manutenção preventiva.
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