A Mercedes-Benz está a preparar uma pequena revolução na sua linha de montagem que promete poupar uma fortuna aos seus clientes da próxima vez que um farol se avariar…
A solução, tão simples quanto brilhante, é substituir a cola por… parafusos. Esta mudança, que faz parte do programa de inovação sustentável Tomorrow XX, vai transformar os faróis de componentes selados e quase descartáveis em unidades reparáveis. No futuro, um impacto de uma pedra na estrada que danifique a lente deixará de significar a substituição de todo o complexo e caro conjunto de iluminação, cujo preço pode facilmente variar entre 500 e mais de 3000 dólares em modelos de alta gama. Em vez disso, será possível desapertar e substituir apenas a peça danificada, reduzindo drasticamente a conta da reparação e, ao mesmo tempo, evitando um enorme desperdício.
Esta decisão marca um regresso intencional aos princípios fundamentais da reparabilidade e durabilidade, mas com uma ambição moderna: construir uma verdadeira economia circular dentro da indústria automóvel. Ao trocar as colagens e soldaduras ultrassónicas por fixações mecânicas como parafusos e rebites reversíveis, a Mercedes não está apenas a facilitar a vida aos proprietários. Está a projetar os seus carros para que, no final do seu longo ciclo de vida, possam ser desmontados de forma eficiente, permitindo que os materiais sejam separados e reciclados com muito mais qualidade. Estima-se que apenas este novo conceito de farol possa quase duplicar a utilização de materiais reciclados e reduzir para metade as emissões de carbono associadas à sua produção.
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Esta filosofia de “design para a circularidade” já saltou do papel para a estrada. O próximo CLA-Class será um dos primeiros exemplos, incorporando componentes como um depósito do líquido dos limpa-para-brisas feito a 100% de polipropileno reciclado e para-choques com 25% de material reciclado. A marca explora ainda ideias mais audazes, como utilizar fibras de antigos airbags para criar novos suportes do motor ou transformar pneus usados em isolamento acústico. São estas inovações, aparentemente pequenas, que, quando somadas, redefinem o que significa ser um fabricante de luxo no século XXI. A Mercedes está a demonstrar que o verdadeiro progresso não está apenas na eletrónica ou na potência, mas sim em construir automóveis que sejam inteligentes, duráveis e responsáveis do princípio ao fim.















