As marcas de carros exóticos orgulham-se muitas vezes de fabricar modelos verdadeiramente únicos, mas mesmo assim, os clientes multimilionários não hesitam em exigir diferentes extras ou opções de personalização para evitar que dois carros sejam iguais.
Mas quanto é que os ricos gastam para ter um produto verdadeiramente personalizado? A Bugatti revelou a quantidade de dinheiro que o seu cliente típico gasta para além do já exorbitante preço base. Atreve-se a pensar num valor antes de o conhecer? Não se apresse a pensar nisso antes de continuar a ler.
Numa entrevista à revista Top Gear, o chefe da Bugatti, Mate Rimac, afirmou que a clientela da empresa sediada em Molsheim é composta por pessoas que gastam, em média, mais 500.000 euros para personalizar os seus automóveis.
Não preciso de vos dizer que se trata de um valor absolutamente insano, mas só para vos dar uma referência clara, é consideravelmente mais do que o preço pedido por um Ferrari 12Cilindri normal (cerca de 425.000 euros). Inacreditável!
“Temos programas especiais com os nossos clientes. Os carros estão a tornar-se cada vez mais personalizados. Cada carro é realmente especial. Atualmente, estamos a cerca de meio milhão de euros de personalização por carro”.
Mas com o Mistral, que acaba de atingir o recorde de velocidade sem tejadilho, os gastos com extras vão ainda mais longe. O fundador e diretor-geral da Rimac explicou que, neste exemplar do hipercarro, o seu proprietário gastou mais de meio milhão de euros.
O misterioso proprietário também possui os outros três modelos Bugatti que bateram recordes: o Veyron 16.4 Super Sport World Record Edition, o Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse World Record Edition e o Chiron Super Sport 300+.
Quando o Mistral estreou em agosto de 2022, foi lançado com todas as 99 unidades reservadas, apesar de custar € 5 milhões – isso é € 1 milhão a mais do que o Bolide apenas para pista. O último carro da Bugatti, o novo Tourbillon, é de facto mais barato, custando 3,8 milhões de euros. A lógica diz-nos, no entanto, que as versões posteriores terão um preço mais elevado.
Não esqueçamos que o preço do La Voiture Noire rondava os oito dígitos. O proprietário pagou 11 milhões de euros por ele. Em 2020, foi o automóvel novo mais caro da história, embora o Rolls-Royce Boat Tail de tenha atualmente o título com 23 milhões de euros.