Sistemas de segurança, tecnologia com “bipes” excessivos e a quantidade de alertas não essenciais nos carros modernos podem, afinal, comprometer condução, diz estudo internacional.
Os incessantes avisos sonoros dos sistemas de segurança automóvel, concebidos para prevenir acidentes, estão a produzir efeitos contraditórios. Um estudo internacional revela que alertas excessivos — como bipes por excesso de velocidade ou saída de faixa — podem induzir comportamentos mais arriscados, comprometendo a segurança rodoviária.
A investigação, conduzida por universidades dos EUA e de Hong Kong, analisou dados telemáticos de 195.743 veículos. Os resultados mostram que condutores com sistemas ADAS (Sistemas Avançados de Assistência à Condução) “exigentes” — como avisos de colisão frontal ou saída de faixa — registaram:
+5% de excessos de velocidade
+6% de travagens bruscas
…comparativamente a quem não usa esta tecnologia.
Ou seja, embora os ADAS reduzam colisões (15-19% conforme o sistema), a investigação identificou um fenómeno preocupante: “Alertas urgentes ativam processos cognitivos automáticos, dando falsa sensação de proteção. O condutor passa a depender do sistema e reduz a atenção”, explicam os autores.
“O objetivo deve ser criar ADAS que apoiam sem substituir a atenção humana”, concluem os investigadores.
Fonte: estudo
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