Depois da queda registada em outubro, a produção automóvel nacional voltou a recuar no mês de novembro, registando uma queda de 7,2% face ao mesmo período de 2024.
Segundo os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), no penúltimo mês do ano saíram das fábricas instaladas em Portugal 30.251 veículos automóveis.
Desta forma, de janeiro a novembro, a produção automóvel nacional alcançou 320.282, o que representa um acréscimo de 4,3%, face a igual período do ano anterior.
“A informação estatística relativa aos onze meses do ano de 2025 confirma a importância que as exportações representam para o sector automóvel já que 97,8 por cento dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que contribui de forma positiva para o saldo da balança comercial portuguesa.”, adianta o comunicado da ACAP.
Segundo a mesma nota, a Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional, com 87,8%, sendo a Alemanha com 19,5%, a líder do ranking, seguida da Itália com 11,6%, e da Turquia 10,9%, enquanto a França ocupa a quarta posição com 10,2%.
Em termos de grandes regiões, o mercado africano, liderado por Marrocos (1,9%), encontra-se em segundo lugar nas exportações de automóveis fabricados em Portugal com 4,2% das exportações. O continente americano encontra-se em terceiro lugar com 2,9% das exportações de veículos automóveis fabricados em território nacional.
Já relativamente à montagem de veículos automóveis nas fábricas instaladas em Portugal, no décimo mês do ano foram montados 40 veículos pesados, tendo representado um aumento 33,3% face ao mesmo mês de 2024.
Por seu lado, o acumulado, de janeiro a novembro de 2025, apresentou um decréscimo de 14,5% face igual período do ano anterior, representando 247 veículos montados em 2025.















