A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) anunciou esta segunda‑feira que a produção automóvel nacional recuou 7,8% no primeiro mês de 2026, face ao mesmo período do ano anterior.
Segundo os dados divulgados, em janeiro saíram das fábricas instaladas em Portugal 21.746 veículos automóveis. “A informação estatística relativa ao primeiro mês de 2026 confirma a importância que as exportações representam para o setor automóvel, já que 95,8% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, contribuindo de forma positiva para o saldo da balança comercial portuguesa”, refere o comunicado da ACAP.
A Europa mantém‑se como o principal destino das exportações, absorvendo 88,2% dos veículos produzidos em território nacional. A Alemanha lidera com 19,9%, seguida da França com 17,1% e da Itália com 16%. A Espanha surge na quarta posição, com 10,1%.
Por grandes regiões, o mercado americano ocupa o segundo lugar nas exportações, com 5,1%, sendo o Chile o principal destino, com 5%. O continente africano surge em terceiro, representando 2,7% das exportações de veículos automóveis fabricados em Portugal.
No que diz respeito à montagem de veículos, as fábricas nacionais produziram 14 veículos pesados em janeiro de 2026, um aumento de 75% face ao mesmo mês de 2025.














