Já se passaram quase dois anos desde que a Toyota nos deu uma amostra de um carro desportivo elétrico, mas o conceito FT-Se ainda não evoluiu para um modelo de produção.
Isso porque uma versão para estrada não chegará tão cedo. Em vez disso, o presidente da empresa prefere manter os veículos de alto desempenho movidos a motores de combustão.
O ex-presidente da maior fabricante de automóveis do mundo, pelo quinto ano consecutivo, deixou suas preferências bem claras em uma entrevista à Automotive News: “Para mim, como piloto experiente, a minha definição de carro desportivo é algo com cheiro de gasolina e um motor barulhento”. Ele admite que há pessoas dentro da Toyota que buscam um veículo elétrico divertido, mas prefere ficar com o bom e velho motor a combustão interna.
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Não é que ele seja completamente contra a ideia de um carro desportivo elétrico, mas, tal como você e eu, todos temos as nossas prioridades. Akio Toyoda não é o típico executivo de alto escalão que passa o dia todo fechado num escritório. Ele é o «mestre piloto» da Toyota com um alter ego: Morizo. Ele adotou esse nome em 2007 para a corrida de resistência de 24 horas de Nürburgring e o usa desde então. Mais recentemente, você pode se lembrar desse nome de uma edição especial do GR Corolla e do menos conhecido crossover Lexus LBX Morizo RR.
Toyoda admite que não é “emocionante” correr com veículos elétricos porque a bateria não dura mais de uma hora num circuito. Por outras palavras, o presidente da empresa argumenta que a tecnologia atual não está à altura, acrescentando que seria «uma corrida de tempo de carregamento ou troca de bateria». De qualquer forma, ele prefere participar em corridas de resistência, pelo que os veículos elétricos ainda não são viáveis.
O presidente da Toyota já expressou a sua relutância em relação à substituição total dos veículos elétricos. Há pouco mais de um ano, Toyoda disse que os carros elétricos nunca representarão mais de 30% das vendas globais. Mesmo assim, notámos como a gigante automóvel japonesa aumentou os seus esforços de emissão zero, expandindo a sua linha de veículos elétricos globalmente. Esperemos que haja um carro desportivo que se destaque da atual gama de SUV e dos sedans bZ3 e bZ7 da China.
Mas antes de entrar no segmento dos carros desportivos elétricos, a Toyota aludiu a uma ampla linha de veículos com motor de combustão interna. A empresa já afirmou que o Supra continuará a ser produzido após a geração atual e deu a entender que irá trazer de volta o Celica e/ou o MR2. Além disso, acredita-se que o novo carro de corrida com especificações GT3 irá dar origem a um carro de estrada com a marca Lexus. Rumores vindos do Japão já sugerem que uma próxima geração do 86 está em desenvolvimento, então tudo parece estar bem no mundo dos carros desportivos.
Há alguns meses, o vice-presidente de vendas e marketing da Toyota Austrália, Sean Hanley, garantiu aos entusiastas que “os motores a combustão e as transmissões manuais continuarão existindo por muito, muito tempo”, porque a empresa sabe que os apaixonados por carros anseiam pelo “estalo, crepitar e estrondo” de um motor a combustão interna.