A Porsche confirmou que os próximos Boxster e Cayman, inicialmente planeados apenas com opção elétricas, também terão versões com motor a combustão, embora limitadas e direcionadas a uma pequena parte dos clientes.
O anúncio foi feito pelo CEO Oliver Blume numa conferência com investidores, onde reconheceu que o mercado de veículos elétricos não está a crescer ao ritmo previsto, obrigando a marca a rever a sua estratégia.
Assim, a Porsche irá reforçar a presença de modelos a combustão, incluindo derivados “altamente emocionantes” no topo da gama 718, possivelmente substitutos dos Cayman GT4, GT4 RS e 718 Spyder. Já as versões regulares manterão as motorizações elétricas desenvolvidas para a nova geração.
A adaptação da plataforma elétrica para motores a combustão exigirá tempo: os 718 elétricos chegam em 2026, mas as versões a gasolina só deverão aparecer mais tarde no ciclo do modelo. A Porsche irá posicioná-las como escolhas para entusiastas, mais caras e exclusivas, potencialmente mais eficazes em pista, ainda que superadas em aceleração pelos EVs de tração integral.
A marca confirmou ainda uma revisão da estratégia nos SUVs: o Macan deixará de ser exclusivamente elétrico e terá novas variantes a combustão e híbridas plug-in antes do final da década. Já o futuro SUV de topo (código K1), inicialmente previsto apenas como elétrico, será lançado apenas com motorizações ICE e PHEV, sem qualquer versão 100% elétrica.