A chegada ao mercado para breve do novo Porsche Cayenne totalmente elétrico, vau permitir à marca germânica não só introduzir mais uma série de modelos totalmente elétricos no mercado, como também transferir uma parte da tecnologia do desporto motorizado para a produção em série.

As numerosas inovações são baseadas nos desenvolvimentos da equipa de Fórmula E, onde a Porsche é a atual campeã mundial tanto por equipas como por fabricantes. De acordo com a marca de Estugarda, o novo Cayenne elétrico beneficia da experiência adquirida na competição de monolugares elétricos E, já que algumas das tecnologias do SUV 100% elétrico são derivadas do Porsche 99X e estabelecem novos padrões em termos de eficiência e desempenho.
O SUV elétrico e o monolugar de Fórmula E partilham características comuns, como seja o sistema de refrigeração direto a óleo do motor elétrico, tecnologia que permite que todos os componentes condutores de corrente da motorização elétrica são refrigerados diretamente por um líquido especialmente desenvolvido, o que melhora significativamente a eficiência e a performance de forma contínua e sustentada.
Outro dos destaques técnicos do novo Cayenne 100% elétrico está na recuperação de energia durante as travagens. Tal como o monolugar de Fórmula E, o SUV é capaz de regenerar até 600 kW de potência, redirecionando a energia para a bateria e melhorando o rendimento geral. Em condições de uso diário, aproximadamente 97% das travagens ocorrem de forma totalmente elétrica, sem a necessidade de assistência dos travões de disco mecânicos. Apenas quando a desaceleração ultrapassa o limite do sistema regenerativo os travões mecânicos nos eixos dianteiro e traseiro entram em ação de forma impercetível para o condutor.

A tecnologia carregamento da bateria também é resultado da experiência nas pistas da Porsche, e por isso o Cayenne elétrico foi projetado para paragens carregar a bateria de 10% a 80% da sua capacidade em menos de 16 minutos.
A potência de carregamento em CC do Cayenne chega a 400 kW. O carregamento rápido é possível a partir de uma temperatura da bateria de 15 graus Celsius. Até aos 55%, a potência de carregamento é superior a 350 kW – ou seja, os processos de carregamento rápido são muito robustos. Desta forma em 10 minutos de carregamento num posto de carregamento adequado, é possível aumentar mais de 300 km de autonomia.

Com este conjunto de soluções técnicas a Porsche volta a une a tradição desportiva da marca à visão atual à mobilidade elétrica eficiente, mostrando que o conhecimento adquirido na competição pode melhorar a experiência dos modelos de estrada.
















