Por que os carros elétricos precisam de pneus especiais? - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Por que os carros elétricos precisam de pneus especiais?

Vitor Mendes by Vitor Mendes
17/10/2025
in Atualidade, Destaques
A A
pneus especiais

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Os carros elétricos e híbridos não são iguais aos veículos tradicionais, e essa diferença começa pelos pneus. Devido às suas características únicas, eles exigem pneus desenvolvidos especificamente para atender a necessidades específicas.

Os três grandes desafios

  1. Mais Pesados: O peso das baterias é significativamente maior que o de um tanque de combustível cheio.

  2. Binário Imediato: Produzem uma força de arranque muito superior, que exige mais dos pneus.

    Related Post

    Renault 5 E-Tech

    Renault já produziu 100 mil unidades do 5 E-Tech

    02/12/2025
    Radares PSP

    É aqui que vão estar os radares da PSP no último mês do ano

    02/12/2025
    Ford E-Transit Custom AWD

    Ford E-Transit Custom ganha novos argumentos

    02/12/2025
    Bugatti Bolide

    Bugatti entregou o último Bolide com motor W16

    02/12/2025
  3. Silêncio: Por serem mais silenciosos, o ruído dos pneus com a estrada torna-se mais perceptível e precisa ser minimizado.

Como os pneus especiais atuam

Para enfrentar esses desafios, os pneus para elétricos equilibram uma série de fatores:

  • Maior Capacidade de Carga: Para suportar o peso extra, muitos trazem a marcação XL (Extra Load) na lateral.

  • Baixa Resistência ao Rolamento: Essa é uma característica crucial para maximizar a autonomia da bateria. É alcançada através de compostos especiais na banda de rodagem, do seu desenho e da estrutura do pneu.

  • Conforto Acústico: Para reduzir o ruído interno, tecnologias como a ContiSilent da Continental utilizam uma espuma absorvente de som no interior do pneu.

  • Segurança Mantida: Todas estas inovações são equilibradas para não comprometer a segurança, garantindo tração, precisão na direção e shortas distâncias de travagem em piso seco ou molhado.

A resposta da continental

A empresa alemã Continental é uma das que investiu no desenvolvimento desta tecnologia, criando pneus para diferentes tipos de veículos elétricos:

  • Carros de Passageiros: A gama inclui modelos como o EcoContact 6 (eficiente e seguro) e o SportContact 6 (para carros desportivos como o Tesla Model S).

  • Autocarros Urbanos: Modelos como o Conti Urban HA3.

  • Camiões: Protótipos com design “alto e estreito” para reduzir ainda mais a resistência ao rolamento.

A Continental já apresentou o seu primeiro pneu para elétricos, o Conti.eContact, em 2012. Hoje, a sua oferta inclui mais de 100 modelos adequados para veículos elétricos e híbridos, tornando-se uma peça fundamental na mobilidade do futuro.

Leia também no site:

Renault 5 Turbo já rendeu 25 milhões de euros

Tags: carros elétricosPneus
Vitor Mendes

Vitor Mendes

Related Posts

Renault 5 E-Tech
Atualidade

Renault já produziu 100 mil unidades do 5 E-Tech

by Virgilio Machado
02/12/2025
Radares PSP
Atualidade

É aqui que vão estar os radares da PSP no último mês do ano

by Virgilio Machado
02/12/2025
Ford E-Transit Custom AWD
Atualidade

Ford E-Transit Custom ganha novos argumentos

by Virgilio Machado
02/12/2025
Next Post
Cupra

"Paixão implacável": CUPRA atinge um milhão

China

China quer chegar aos 28 milhões de carregadores. Sabe quantos há na Europa?

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Renault 5 E-Tech

Renault já produziu 100 mil unidades do 5 E-Tech

02/12/2025
Radares PSP

É aqui que vão estar os radares da PSP no último mês do ano

02/12/2025
Ford E-Transit Custom AWD

Ford E-Transit Custom ganha novos argumentos

02/12/2025
Bugatti Bolide

Bugatti entregou o último Bolide com motor W16

02/12/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elon Musk Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hyundai KIA Lexus Marcas Mazda Mercado Mercedes Mercedes-Benz Mobilidade elétrica Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version