Os carros elétricos e híbridos não são iguais aos veículos tradicionais, e essa diferença começa pelos pneus. Devido às suas características únicas, eles exigem pneus desenvolvidos especificamente para atender a necessidades específicas.
Os três grandes desafios
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Mais Pesados: O peso das baterias é significativamente maior que o de um tanque de combustível cheio.
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Binário Imediato: Produzem uma força de arranque muito superior, que exige mais dos pneus.
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Silêncio: Por serem mais silenciosos, o ruído dos pneus com a estrada torna-se mais perceptível e precisa ser minimizado.
Como os pneus especiais atuam
Para enfrentar esses desafios, os pneus para elétricos equilibram uma série de fatores:
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Maior Capacidade de Carga: Para suportar o peso extra, muitos trazem a marcação XL (Extra Load) na lateral.
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Baixa Resistência ao Rolamento: Essa é uma característica crucial para maximizar a autonomia da bateria. É alcançada através de compostos especiais na banda de rodagem, do seu desenho e da estrutura do pneu.
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Conforto Acústico: Para reduzir o ruído interno, tecnologias como a ContiSilent da Continental utilizam uma espuma absorvente de som no interior do pneu.
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Segurança Mantida: Todas estas inovações são equilibradas para não comprometer a segurança, garantindo tração, precisão na direção e shortas distâncias de travagem em piso seco ou molhado.
A resposta da continental
A empresa alemã Continental é uma das que investiu no desenvolvimento desta tecnologia, criando pneus para diferentes tipos de veículos elétricos:
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Carros de Passageiros: A gama inclui modelos como o EcoContact 6 (eficiente e seguro) e o SportContact 6 (para carros desportivos como o Tesla Model S).
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Autocarros Urbanos: Modelos como o Conti Urban HA3.
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Camiões: Protótipos com design “alto e estreito” para reduzir ainda mais a resistência ao rolamento.
A Continental já apresentou o seu primeiro pneu para elétricos, o Conti.eContact, em 2012. Hoje, a sua oferta inclui mais de 100 modelos adequados para veículos elétricos e híbridos, tornando-se uma peça fundamental na mobilidade do futuro.
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