O senhor virou num lugar proibido! Mas… qual senhor? Polícia parou um veículo da Waymo que cometeu uma infração, mas não havia condutor para multar – e a lei atual tem resposta?
Um vídeo viral nas redes sociais capturou um momento emblemático dos desafios da condução autónoma: na semana passada, em Beverly Hills (Los Angeles), um agente da polícia mandou parar um robotaxi da Waymo após este efetuar uma conversão ilegal. O dilema? O veículo não tinha qualquer ocupante ao volante – nem volante tinha –, levantando questões sobre responsabilização legal.
O que aconteceu?
Um Jaguar I-Pace branco da Waymo travou subitamente a meio de uma via, bloqueando um Mercedes Classe G que circulava atrás. O condutor do Mercedes bateu na traseira do veículo autónomo, descreveu a testemunha que filmou o caso.
Após retomar a marcha, o robotaxi efectuou uma manobra à esquerda, brusca e proibida, cortando a frente de um Mercedes elétrico. Um carro patrulha da polícia, que já seguia o veículo, acionou imediatamente as luzes de emergência. O carro autónomo obedeceu à ordem de encostar, mas… ao aproximar-se, o agente deparou-se com um interior vazio…
Porque escapou à multa?
Vazio legal na Califórnia: A lei atual isenta veículos totalmente autónomos (SAE Nível 4-5) de coimas por infrações de trânsito, pois exige que estas sejam emitidas a um “condutor humano identificável”.
A partir de Julho de 2026, termina esta isenção. As autoridades passarão a poder emitir “notificações de não conformidade” diretamente às operadoras (ex: Waymo, Cruise) quando os sistemas autónomos violarem o código da estrada.
Este já não é o primeiro “encontro bizarro” do género; reveja a cena que envolveu a polícia e um carro da Cruise: