Peugeot VLV: o elétrico que revolocionou a segunda guerra mundial - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Peugeot VLV: o elétrico que revolocionou a segunda guerra mundial

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
22/03/2020
in Atualidade, Destaques
A A
Peugeot VLV: o elétrico que revolocionou a segunda guerra mundial

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Os carros elétricos não começaram a ser produzido apenas agora, no século XXI. Durante o século passado foram várias as experiências de reconhecidos fabricantes com este tipo de mecânica que deram lugar a veículos mais ou menos solventes e que foram bem acolhidos pelo público.


Um desses construtores foi a Peugeot. O desenvolvimento de carros elétricos na marca francesa não começou apenas com o iON. É preciso recuar até aos anos 20 do século passado para encontrar os primeiros protótipos de veículos elétricos, como o Peugeot 201.

Uma alternativa à escassez de combustível

Ainda que este modelo não tenha chegado a ser produzido em série, a sua experiência serviu para, 20 anos depois, produzir um novo carro elétrico. Foi um marco na história do automóvel e chamava-se Peugeot VLC. Segundo a marca francesa todos os modelos atuais foram buscar inspiração a este modelo. Nasceu, segundo os seus criadores, para assegurar a mobilidade de serviços essenciais durante a Segunda Guerra Mundial.
O VLV foi lançado em 1941, nos momentos mais crus da Segunda Guerra Mundial, e no seio da França ocupada por uma Alemanha Nazi. A Peugeot transformou-se assim na primeira marca de automóvei a comercializar um carro elétrico, apostando num tipo de mobilidade que prescindia completamente de combustíveis fósseis, escassos para os serviços essenciais.

Este Peugeot era o veículo ideal tanto para a distribuição de bens, do correio ou até para o transporte de doentes. O VLV era um mini cabrio de dois lugares e o seu design era original e rompia com todos os outros carros da época. Tinha quatro baterias de 12V que desenvolviam 3,3 CV e podia ser carregado em qualquer tomada, mas levava 10 horas a carregar.
A autonomia oscilava entre os 75 e os 80 km, numeros razoáveis para um carro produzido antes dos anos 80. A sua velocidade máxima era de 36 km/h, transformando-o num carro de utilização urbana. Foram apenas produzidas 377 unidades deste modelo. Quatro anos após o seus lançamento, a sua produção foi interrompida.
Foi o primeiro Peugeot a substituir o Leão do logótipo por um raio dianteiro que simbolizava o poder da energia elétrica. Pesava 365 kg com baterias incluídas. As portas fechavam como as de uma casa e os vidros abriam e fechavam manualmente. Depois de deixar de produzir o VLV, em 1945, só em 1995 a marca voltou ao eletrico com o 106 elétrico que vendeu 3400 unidades em oito anos de produção.

Related Post

Xiaomi

Xiaomi não é só telemóveis: também produz o carro elétrico mais rápido do mundo!

16/06/2025
Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Xiaomi
Atualidade

Xiaomi não é só telemóveis: também produz o carro elétrico mais rápido do mundo!

by Vitor Mendes
16/06/2025
Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito
Atualidade

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda
Atualidade

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Next Post
Toyota e Hino desenvolvem camião zero emissões fuel cell

Toyota e Hino desenvolvem camião zero emissões fuel cell

A América não podia ficar sem uma Ford Ranger Raptor

A América não podia ficar sem uma Ford Ranger Raptor

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Xiaomi

Xiaomi não é só telemóveis: também produz o carro elétrico mais rápido do mundo!

16/06/2025
Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version