A Peugeot apresentou esta terça-feira o Polygon Concept, que tudo aponta que antecipe o que pode ser a futura geração do 208, embora seja muito pouco provável que o modelo de produção esteja dotado de portas de asa de gaivota.

O certo é que o Polygon Concept adota um visual futurista inspirado no icónico 205, e é anunciado com uma visão do futuro da marca francesa, e um verdadeiro laboratório sobre rodas que permite testar um conjunto de inovações que a Peugeot irá introduzir a partir de 2027 nos seus modelos.
Entre as inovações está o volante ‘Hypersquare‘ e a tecnologia de direção elétrica (steer-by-wire). O Hypersquare permite aos condutores descobrirem os benefícios e o prazer de condução único que esta nova tecnologia proporciona.
Segundo a Peugeot, trata-se de “mais do que um novo formato”, aparentemente, é uma abordagem completamente nova para o já consagrado e controverso “i-Cockpit”.

Assim, o próprio volante apresenta quatro módulos circulares em cada canto para funcionalidade e está conectado às rodas mediante eletricidade. Não se trata mais de uma ligação mecânica entre a ponta dos dedos e o pneu dianteiro, mas sim no sistema de direção steer-by-wire, que para além da funcionalidade clássica de assistência à direção, o sistema inova ao adicionar uma variação da desmultiplicação da direção em função da velocidade.
A baixa velocidade, para estacionar ou fazer inversão de marcha, o Hypersquare permite realizar todas as manobras com facilidade e rapidez, sem tirar as mãos do volante nem dar várias voltas (nota: rotação máxima de 170° em cada sentido – um pouco menos do que uma volta completa – contra três voltas completas com um volante tradicional. A Peugeot anunciou que o sistema de direção eletrónica (steer-by-wire), vai chegar a um modelo de produção até 2027.

Por dentro, o Polygon Concept aposta em sustentabilidade e modularidade. A Peugeot utiliza plásticos reciclados, peças de R-PET e tecnologias de impressão 3D. Os bancos são constituídos por três elementos principais, em vez de várias dezenas num banco tradicional: o berço, a estrutura e a espuma. Esta última, resultado de um método de fabrico inovador concebido em colaboração com a empresa belga Sixinch, especializada em mobiliário de espuma, é constituída por uma única peça de espuma, revestida por uma camada protetora colorida.

Além disso, em vez das quatro portas tradicionais, a acessibilidade ao habitáculo é feita por duas portas em asa de gaivota. O Polygon Concept conta ainda com um teto panorâmico que contribui para caráter desta proposta da Peugeot, que dificilmente vai chegar a produção, mas que deixa antever o que pode ser a próxima geração do 208.
















