O Grupo VW anunciou no final de 2024 a criação de uma joint-venture com a norte-americana Rivian, a RV Tech, para desenvolver uma arquitetura elétrica destinada aos futuros modelos 100% elétricos das duas empresas.
No entanto, a empresa germânica, revelou agora que a tecnologia que está a desenvolver em parceria com a Rivian Automotive poderá eventualmente ser utilizada nos seus modelos com motor de combustão interna.
Segundo avança a “Reuters” a integração de software e eletrónica em todas as plataformas é crucial para a VW, que tem enfrentado dificuldades para unificar a arquitetura tecnológica entre as marcas, após repetidos atrasos na sua unidade interna de software, a Cariad.
Desta forma, a VW conta com a Rivian para acelerar o desenvolvimento de uma plataforma de veículos de próxima geração e reduzir a diferença para rivais como a Tesla, bem como as construtoras chinesas.
“Sem dúvida, trata-se de uma arquitetura extremamente capaz e poderíamos permitir a sua utilização no futuro também para motores de combustão interna, mas, como já destacamos, o nosso foco principal é a implementação da nova arquitetura em veículos 100% elétricos e o que vier depois será decidido posteriormente”, disse Carsten Helbing, co-CEO da joint venture RV Tech.
Recorde-se que a versão de produção do ID. Every1, o sucessor do Lupo, será o primeiro modelo de todo o Grupo VW a utilizar o novo software e arquitetura elétrica RV Tech particularmente potente. Isto significa que o futuro modelo de entrada da VW, que deverá chegar em 2027, poderá ser equipado com novas funções ao longo de todo o seu ciclo de vida.
No início de 2026, a RV Tech planeia iniciar a primeira fase de testes de inverno com veículos das marcas VW, Scout e Audi, dotados da nova arquitetura, a fim de avaliar o seu comportamento em condições climáticas exigentes.

















