As “marcas de guerra” ou “cicatrizes de pista” (track scars, em inglês) não são mais do que os danos de corrida nas carroçarias de um supercarro de competição. Quem os tem exibe-as com orgulho. E quem não tem… inventa-as!
Um cliente especial da Pagani Automobili encomendou um exemplar único do Utopia, inspirado no mundo das corridas de resistência, com um visual propositadamente “desgastado” que simula as marcas de uma competição dura.
Batizado de “The Coyote”, este Pagani Utopia apresenta uma pintura personalizada em tons de Rosso Monza, Azul e Turquesa sobre uma base Bianco Benny, evocando os clássicos carros da Martini Racing. No entanto, o detalhe mais impressionante são as “cicatrizes” artificiais que simulam danos de pista, revelando a fibra de carbono por baixo da pintura.
Estes foram os principais trabalhos realizados:
1. Pintura com “História Falsa”
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Efeito de Desgaste Realista: A equipa de pintores da Pagani aplicou camadas estratégicas de tinta e depois “lixou” áreas específicas (para-lamas, saias laterais, difusor) para expor a fibra de carbono subjacente, simulando abrasão de pista.
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Técnica de Envelhecimento: Os escapes receberam um tratamento térmico para parecerem queimados por uso intenso, enquanto as bordas das rodas foram escurecidas para imitar pó de travagem acumulado.
2. Design da Livery
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Inspirada nos clássicos da Martini Racing, a combinação de Rosso Monza, Azul e Turquesa exigiu:
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Máscaras de pintura precisas para criar as faixas curvas.
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Efeitos de “descascado” calculados para parecerem naturais.
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3. Interior Sob Medida
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Costura Manual: Os bancos em couro azul têm inserções vermelhas e turquesa, com pontos visíveis apenas sob luz direta.
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Detalhes “Usados”: O pomo da alavanca de câmbio e o volante receberam um acabamento envelhecido para combinar com o tema.
4. Detalhes Exclusivos
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Badging Personalizado: Em vez dos habituais logos em metal polido, a Pagani usou emblemas com efeito oxidado.
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Toques de Humor: Pequenas “imperfeições” foram adicionadas propositadamente, como um risco na luz traseira direita.
Valor final?
Cada etapa foi realizada por especialistas da Pagani Grandi Complicazioni, a divisão que normalmente trabalha em projetos como o Huayra Codalunga. O tempo dedicado só à pintura ultrapassou 1.000 horas – mais do que alguns fabricantes gastam a construir um carro completo.
Embora não confirmado, rumores sugerem que o cliente pagou €3,5 milhões pelo carro já personalizado (incluindo o preço base). Um preço justo para quem quer não apenas um supercarro, mas uma escultura com alma.
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