O que são peças reconstruídas? Valem a pena? - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


O que são peças reconstruídas? Valem a pena?

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
17/03/2021
in Atualidade, Destaques
A A
O que são peças reconstruídas? Valem a pena?

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Apesar das inúmeras vantagens que este tipo de produto apresenta para consumidores, meio ambiente, marcas e reparadores, tem tardado em assumir uma posição de relevo no mercado após-venda automóvel. Mas o que são peças reconstruídas?

Na área automóvel, um produto reconstruído é todo aquele em que as peças de desgaste que o compõem são substituídas por peças novas. A reconstrução é um processo que leva à recuperação do valor acrescentado atribuído ao material quando o produto foi inicialmente construído. Este tipo de produto, tem de oferecer ao consumidor a qualidade e fiabilidade da peça nova, pelo que todo o processo de reconstrução terá de ser efetuado de acordo com os padrões de qualidade definidos pela marca. A base fundamental do produto reconstruído é a peça usada que é substituída na reparação. As peças reconstruídas são uma área de negócio que em Portugal tem ainda uma baixa percentagem de incorporação nas reparações auto.
Internacionalmente, a peça usada é conhecida pela designação Core. É o início e o fim do ciclo de vida do produto reconstruído. É, portanto, fundamental que, por cada peça reconstruída utilizada, exista a devolução do Core para que o processo não sofra interrupções. Devido a diversas circunstâncias, apenas se conseguem recuperar cerca de 80% de todos os “Core” substituídos o que, em muitos casos, dificulta a disponibilidade deste tipo de produto.

Existem no mercado diversos elementos iniciados com o prefixo “Re“ que devido à semelhança de processos e do produto final, podem ser facilmente confundidos com peças reconstruídas e causar confusão junto do consumidor. Temos como exemplos:

Recondicionado: foi recuperada a funcionalidade do produto como novo ou quase como novo, mas não implica que ele continue a ter mesma garantia de qualidade, nem que todos os componentes tenham sido desmontados, limpos ou substituídos.

Related Post

Bentley Motors desvenda a quinta evolução das suas famosas asas

Bentley Motors desvenda a quinta evolução das suas famosas asas

01/07/2025
truque japonês

O truque japonês para arrefecer o interior do carro num minuto

01/07/2025
VW Multivan e California eHybrid vão ter tração integral

VW Multivan e California eHybrid vão ter tração integral

01/07/2025
roubos

Aumentam os roubos a automóveis pelo “método da sementeira”

01/07/2025

Reusar: significa que o produto já foi utilizado anteriormente. Como não sofreu qualquer intervenção, todos os problemas adquiridos durante a primeira utilização, continuam lá.

Reparar: é tornar operacional um produto que teve uma avaria. Normalmente a intervenção é feita exclusivamente no local ou no componente que a provocou e não em todo o produto.

Reciclar: é retornar o produto à matéria-prima, que posteriormente pode ser utilizada na construção de uma nova peça. A reciclagem implica a destruição do produto o que, quando se trata de peças para veículos em final de vida, pode levar à não produção de uma peça igual. Aquilo que diferencia um produto reconstruído de todos os outros é o processo que leva à sua reconstrução e que se desenvolve em sete etapas:

– Recolha do Core;
– Inspecção e identificação de falhas;
– Desmontagem do produto;
– Limpeza dos componentes;
– Substituição dos componentes sujeitos a desgaste;
– Montagem do produto;
– Teste e ensaio de funcionalidade;

As possibilidades de reconstrução são vastas e, em teoria, qualquer produto pode ser reconstruído. Em Portugal os componentes reconstruídos mais comuns são motores, caixas de velocidade, alternadores, transmissões, caixas de direção, unidades eletrónicas, painéis de instrumentos, cabeças de motor, motores de arranque, embraiagens, catalisadores, bombas injetoras, injetores e radiadores.

A utilização deste tipo de peças tem inúmeras vantagens:

Para o meio ambiente:

A energia despendida na reconstrução é substancialmente inferior à necessária para produzir uma nova unidade. Por exemplo, na reconstrução de três alternadores gasta-se apenas 14% da energia e 12% do material relativamente ao fabrico das peças novas. Em cinco motores de arranque a diferença ainda é maior: 9% de energia e 11% de material; Reduz a emissão de milhões de toneladas de dióxido de carbono; Poupa milhões de BTU’s de energia.

Para as marcas automóveis:

Reduz substancialmente os custos de produção; Coloca no mercado peças a preços mais concorrenciais com uma margem de lucro duas vezes superior à das peças novas;
Reduz o custo das garantias.

Para os consumidores:

Têm como opção peças com um custo 30% a 65% inferior ao preço de uma peça nova, com idêntica qualidade e com as mesmas condições de garantia. Este é sem dúvida um negócio com grande margem de progressão. No entanto, existem, a vários níveis, alguns desafios que têm de ser ultrapassados para que este negócio se possa afirmar e conquistar o seu lugar. Um, se não mesmo o mais importante, é que o consumidor passe a confiar na qualidade das peças reconstruídas. Muitas vezes ainda é feita a associação: reconstruído = pouca qualidade.
Isto só é possível se a rede de reparadores transmitir de forma clara aos clientes, a qualidade e fiabilidade destas peças e as vantagens económicas que esta solução representa. As marcas têm também um papel importante a desempenhar neste processo alargando o número de produtos disponíveis, facilitando o processo de devolução dos Core e procurando oferecer estas peças a um preço cada vez mais acessível. Perante o que atrás foi escrito e em forma de conclusão poder-se-á afirmar que as peças reconstruídas são fiáveis, mantêm os padrões de qualidade na reparação automóvel, são uma área de negócio com enorme potencial de crescimento e uma mais valia para todos os intervenientes bem como para o meio ambiente. Não estamos com isto a dizer para que não compre peças novas, estamos apenas a mostrar-lhe que existem opções e algumas a preços mais reduzidos que lhe vão permitir poupar bom dinheiro na próxima manutenção do seu veículo. Contudo há peças que convém montar apenas novas e originais.

 

 

Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Bentley Motors desvenda a quinta evolução das suas famosas asas
Atualidade

Bentley Motors desvenda a quinta evolução das suas famosas asas

by Ricardo Carvalho
01/07/2025
truque japonês
Atualidade

O truque japonês para arrefecer o interior do carro num minuto

by Vitor Mendes
01/07/2025
VW Multivan e California eHybrid vão ter tração integral
Atualidade

VW Multivan e California eHybrid vão ter tração integral

by Ricardo Carvalho
01/07/2025
Next Post
Mercado automóvel em Portugal é o que mais cai na UE em 2021

Mercado automóvel em Portugal é o que mais cai na UE em 2021

Nivus, coupé do VW T-Cross, chega à Europa no final do ano

Nivus, coupé do VW T-Cross, chega à Europa no final do ano

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Bentley Motors desvenda a quinta evolução das suas famosas asas

Bentley Motors desvenda a quinta evolução das suas famosas asas

01/07/2025
truque japonês

O truque japonês para arrefecer o interior do carro num minuto

01/07/2025
VW Multivan e California eHybrid vão ter tração integral

VW Multivan e California eHybrid vão ter tração integral

01/07/2025
roubos

Aumentam os roubos a automóveis pelo “método da sementeira”

01/07/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version