O novo BMW iX3, apresentado como o modelo “mais capaz e evoluído tecnologicamente” do Grupo BMW, chega às estradas nacionais em março com um argumento surpreendente: um preço de entrada mais baixo do que os seus congéneres com motor de combustão.
O preço conhecido do BMW iX3 ficará nos 72.900 euros, para versão com uma potência de 469 CV e um binário monumental de 645 Nm e uma autonomia WLTP que atinge os 805 km.
Para contextualizar, os modelos a combustão da mesma família X3 custam a partir dos 72.950 euros (versão 20 xDrive a gasolina, 208 CV), chegando aos 99.450 euros na versão desportiva M50 xDrive (398 CV), ainda aquém do nível de potência do novo iX3.
Tecnologia de Ponta com Assinatura Portuguesa
O que torna este marco ainda mais relevante para Portugal é o facto de o coração tecnológico do iX3 ter sido desenvolvido em solo nacional. O Panoramic iDrive, o sistema de infotainment que serve como interface central entre o condutor e o veículo, foi criado pela Critical TechWorks, a joint-venture entre a BMW e a portuguesa Critical Software.
A arquitetura elétrica de 800 volts permite carregamentos ultrarrápidos até 400 kW, significando que uma paragem de minutos pode adicionar centenas de quilómetros de autonomia. Toda a dinâmica de condução é gerida pelo sistema central “Heart of Joy”, que integra de forma harmoniosa a tração, a regeneração de energia, a direção e a travagem.
A chegada do BMW iX3 em março representa, portanto, um triplo marco: é o veículo mais tecnológico de sempre da marca, é mais acessível do que os modelos a combustão que pretende substituir, e é um produto de excelência que comprova o valor do talento e da engenharia portuguesa na indústria automóvel global. Um verdadeiro sinal de que o futuro da mobilidade elétrica já chegou – e fala português.























