A Porsche pretende disponibilizar a função de carregamento por indução para todos os seus modelos elétricos, mas o primeiro a poder carregar sem fios vai ser o novo Porsche Cayenne, que tem apresentação marcada para o final deste ano.
O sistema recorre a uma placa com cerca de 50 kg e pouco mais de um metro de comprimento instalada no chão da garagem. Chama-se One Box, fornece até 11 kW de potência, a mesma capacidade de muitos carregadores tradicionais com cabo.
A conveniência, no entanto, tem um preço salgado: o sistema completo, incluindo a instalação no carro, rondará os 7.000 euros. Um valor quase dez vezes superior ao de um wallbox convencional.
A marca alega que é o primeiro sistema do género amplamente disponível. A eficiência ronda os 90%, ligeiramente abaixo de um carregador com fios, mas evita o desgaste da porta de carregamento e o esquecimento de ligar o cabo do novo Porsche Cayenne.
Para a Porsche, é mais uma opção high-tech num mundo de extras premium. A questão que fica: até que ponto está disposto a pagar pela comodidade?
Ler ainda: A “Bentley chinesa” vem mesmo para a Europa a metade do preço