A Jeep está pronta para revelar a próxima geração do Compass na Europa, mas graças a algumas fotos que surgiram na net, podemos ter um vislumbre antecipado do SUV antes de sua estreia oficial.
O novo modelo apresenta um design mais quadrado em comparação com o seu antecessor e assenta numa nova plataforma Stellantis, oferecendo uma gama de opções de motorização, incluindo híbrida, híbrida plug-in e totalmente elétrica.
As imagens, que parecem ter origem no site brasileiro Quatrorodas, mostram o Compass em várias configurações. A versão verde-limão é provavelmente o modelo totalmente elétrico, como indicado pelo emblema “e” na porta traseira. Entretanto, o modelo branco, com detalhes em preto e uma placa de proteção dianteira distinta, pode ser a versão Trailhawk mais robusta.
Também temos um primeiro vislumbre do interior, onde o novo design apresenta um grande ecrã de infoentretenimento, posicionado acima de uma fila de botões e um botão rotativo. A consola central e o painel de instrumentos são realçados por detalhes em alumínio e o que parecem ser muitos compartimentos de arrumação. Este parece ser um modelo de alta especificação, completo com teto solar duplo, ecrã frontal e estofos em pele com costuras contrastantes.
No exterior, o novo Compass é mais esculpido, inspirando-se no design do menor Avenger, que, sem surpresa, não está disponível na América do Norte. Apresenta pára-choques bem definidos e toques de estilo moderno, incluindo luzes LED nítidas e entradas ultrafinas no para-choque dianteiro. A postura do SUV é ainda mais reforçada pelos arcos das rodas quadrados e pelo revestimento plástico generoso. A saliência dianteira e traseira mais curta faz com que o Compass pareça mais ágil em comparação com o modelo anterior.
Leia também: Novo SUV da Jeep foi revelado no anúncio da Super Bowl
Uma das principais características do novo Jeep Compass é a arquitetura STLA Medium, partilhada com outros SUV da Stellantis, como o Peugeot 3008/5008, o Opel Grandland e o Citroen C5 Aircross. No entanto, para diferenciar o Compass, a Jeep provavelmente adicionará mais características orientadas para todo-o-terreno às versões superiores, particularmente ao Trailhawk.
Mais importante ainda, a Jeep prometeu uma “gama de motores ampliada com opções e-Hybrid, e-Hybrid plug-in e totalmente elétricas” para o novo Compass, embora motorizações a gasolina não elétricas possam ser oferecidas em regiões fora da Europa.
É seguro assumir que pelo menos algumas das opções de motorização oferecerão tração integral, mantendo-se fiéis ao legado off-road da Jeep. Baseado no Peugeot e-3008, o Compass elétrico poderá desenvolver até 325 CV (239 kW ) a partir de dois motores elétricos, com baterias de 73 kWh e 97 kWh.
A Stellantis confirmou que a produção do novo Jeep Compass começará na Itália no final de 2025. Embora os modelos norte-americanos estivessem originalmente previstos para sair da linha de produção no Canadá a partir de 2026, atrasos relacionados com as tarifas dos EUA sobre veículos importados terão adiado o lançamento para esse mercado.